Secretário-geral da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences visita a UFSC

25/11/2015 12:27
Foto: Caetano Machado/Agecom/DGC/UFSC

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a visita de Junji Koizumi, secretário-geral da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) e professor da Universidade de Osaka, Japão. A reitora Roselane Neckel; a pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro; e a professora Carmen Silvia Rial, do Departamento de Antropologia, apresentaram a infraestrutura da Universidade à Junji. O motivo da visita foi a preparação para o congresso internacional da IUAES, que será sediado na UFSC em 2018.

Trata-se de um evento que ocorre desde 1934, com intervalos de cinco a dez anos, e que será sediado pela primeira vez em uma instituição da América do Sul. A UFSC concorreu com outras três universidades — duas da Índia e uma da Croácia — e foi eleita para ser sede com uma diferença considerável de votos. A Universidade foi escolhida por sua experiência na realização de grandes eventos, e a expectativa é de que pelo menos 2 mil congressistas estejam presentes.

A professora Carmen Rial ressaltou que não apenas a UFSC, mas toda a América do Sul terá visibilidade internacional durante a IUAES: “Será um momento importante de diálogo entre a antropologia que produzimos aqui e as outras antropologias”. Junji afirma que, tradicionalmente, os estudos da área privilegiaram as perspectivas europeias e norte-americanas. A opção pela UFSC também se insere nesse esforço de mudança de paradigma.

Após visitar as instalações, às 16h30 Junji irá proferir, com tradução simultânea, a palestra “The IUAES, WCAA and JASCA in the Movement for World Anthropologies”, na Sala Silvio Coelho dos Santos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Mais informações no site da IUAES.

Daniela Caniçali/ Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Tags: antropologiacongresso internacionalInternational Union of Anthropological and Ethnological SciencesIUAESUFSCvisita