Pesquisadores da UFSC participam de oficina sobre agroflorestas no Rio Grande do Sul

25/11/2015 10:02

Enquanto o Brasil lidera rankings de exportação de commodities agrícolas e de uso de agrotóxicos, os aspectos negativos da agricultura industrial vêm sendo cada vez mais discutidos. Ao mesmo tempo, também multiplicam-se experiências práticas de uma agricultura que produz alimentos saudáveis e ainda contribui para a conservação da natureza. Um exemplo são as agroflorestas agroecológicas, formas de manejo da terra que integram cultivos de árvores e outras plantas na mesma área, criando uma relação sinérgica que aumenta a resistência a pragas, contribui para a conservação da biodiversidade e elimina o uso de agrotóxicos. Discutir e qualificar estas vivências são alguns dos objetivos da oficina “Integração Participativa das Experiências com Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil”, que a Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul (Rede SAFAS), promove entre os dias 25 e 29 de novembro no Centro Ecológico, em Dom Pedro de Alcântara (RS).

A Rede SAFAS é coordenada pelo professor Ilyas Siddique, do Departamento de Fitotecnia da UFSC. “A ideia da oficina é sistematizar conhecimentos produzidos sobre os benefícios e desafios da implantação, beneficiamento e comercialização dos produtos agroflorestais”, explica o professor. “Para isso, a oficina agrega agricultores, técnicos de organizações de assistência técnica e extensão rural, estudantes, professores e pesquisadores para promover um diálogo entre saberes tradicionais e científicos na capacitação destes atores para o desenvolvimento de mais agroflorestas”, completa. Junto com a UFSC, a UFRGS e o Instituto Federal Catarinense e dezenas de organizações dos três estados do Sul e de São Paulo participam da oficina. Na programação, além de seminários para sistematizar dados de pesquisas, haverá saídas de campo para conhecer Sistemas Agroflorestais Agroecológicos já implantados e uma plenária para discutir a legislação ambiental referente às agroflorestas. Também acontece uma Feira de Produtos Agroecológicos em Torres (RS), no sábado de manhã.

Com apoio do CNPq e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a oficina acontece no âmbito do projeto Núcleo de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul, que está inserido num conjunto de outras redes regionais de agroecologia e produção orgânica, reunindo grupos de pesquisa acadêmica, organizações de agricultores e entidades de assistência técnica e extensão rural de todo Brasil. “Com essa articulação nacional, busca-se ampliar o acesso da população a uma alimentação saudável e sustentar os agricultores com dignidade, restaurando os ecossistemas através das agroflorestas”, afirma Siddique.

Mais informações: Ilyas Siddique – ilysid@gmail.com

Tags: Ilyas Siddiqueoficinas agroflorestasUFSC