14ª Sepex: alunos da Fonoaudiologia usam karaokê para teste de voz

13/11/2015 13:46
Visitantes cantam no Karaokê, no estande de Fonoaudiologia. Foto: Henrique Almeida

Visitantes cantam no Karaokê, no estande de Fonoaudiologia. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Se você ouvir pessoas cantando em um karaokê durante a 14ª Sepex, não estranhe – são os estandes nº 68 e nº 70 do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mesmo que pareça brincadeira, é dessa forma que os estudantes da área podem observar nos visitantes a motricidade orofacial (movimento da face e boca) e fatores que influenciam a voz. Por meio desse e outros exercícios, os “pacientes” recebem dicas dos futuros fonoaudiólogos e, caso seja necessário, o convite para marcar uma consulta gratuita na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFSC.

Stand PIBIC Química e Stands Fono - Foto Henrique Almeida-4

Teste de audição sendo realizado no estande de Fonoaudiologia. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Além do karaokê, o estande “Cantar, falar, engolir: o que eu tenho a ver com isso?”  também oferece avaliação da articulação. Na pequena consulta, a professora orientadora Angela Ruviaro Busanello Stella pode descobrir causas de dor de cabeça, zumbido nos ouvidos e dor nos músculos. “Algumas pessoas não sabem as causas de suas dores de cabeça, e aqui entendem o motivo. Às vezes, ele pode estar relacionado com a Disfunção da Articulação Temporal Mandibular (DTM)”, diz Angela.

Ao lado de onde a professora faz a avaliação, algumas estudantes medem o volume de fones de ouvido daqueles que visitam a 14ª Sepex ouvindo música. “O aparelho mostrou que o som estava muito alto. Como tenho um caso de surdez na família, me falaram que preciso me cuidar e passar a ouvir em um volume mais baixo”, conta a aluna do colégio Virgílio dos Reis Várzea, Mariana Jonjob, de 12 anos. Ali também é possível fazer uma triagem auditiva, em que se descobre a capacidade de audição.

A 14ª Sepex vai até as 12h de sábado, 14 de novembro, na Praça da Cidadania, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis. Para receber atendimento do Departamento de Fonoaudiologia, visite a Clínica-Escola de Fonoaudiologia, no prédio 2 da Reitoria, na rua Desembargador Vitor Lima, 222, 2º Andar.

Camila Geraldo/Estagiária de Jornalismo Científico/DGC/Propesq/UFSC