Reunião da ANPEd prossegue até quinta com extensa programação

05/10/2015 18:47

A 37ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde domingo, prossegue até quinta-feira com extensa programação. Com o tema “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”, o evento conta com a presença de docentes e discentes de mais de 140 cursos/programas de pós-graduação em Educação do país, além de pesquisadores convidados de outros países. O encontro da ANPEd proporciona um espaço ideal tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos quanto para debates qualificados de temas críticos que ganharam a agenda da educação brasileira em 2015, tais como: financiamento e cortes, militarização de escolas públicas, questões de gênero e o documento Pátria Educadora.

37a Imagem-tema2_bordado de Olinda Evangelista

A Reunião Nacional da ANPEd tem sua imagem-tema criada por Olinda Evangelista em bordado, representando costumes e lendas do estado.

Programação

A abertura da 37ª Reunião Nacional da ANPEd ocorreu no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no domingo, 4 de outubro, com a participação Luiz Dourado (UFG), membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que abordou o Plano Nacional de Educação (PNE) no contexto de avanço das políticas educacionais.

Com a presença de pesquisadores renomados, representantes de entidades e do poder público, temas que definem os rumos da pesquisa e de políticas educacionais estão em debate nas Sessões Especiais e Sessões Conversa, como Ética e Pesquisa em Educação, reformulações no Ensino Médio, PNE, financiamento da Educação e o debate sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQi), Pátria Educadora, Base Nacional Comum e mídias interativas. Dentre os convidados internacionais estão o peruano Danilo Martucelli (Paris Decartes, França), Susan L. Robertson (Universidade de Bristol, Inglaterra), e Victor Luís Porter (Universidade Autônoma Metropolitana do México, México).

A programação científica inclui apresentações de trabalhos, minicursos, trabalhos encomendados e pôsteres nos 23 grupos de trabalho que compõem a ANPEd, além de colóquios e reuniões político-organizativas. Seguindo-se ao encontro de Goiânia em 2013, a Reunião Nacional da ANPEd efetiva-se este ano em caráter bienal, em anos intercalados com as reuniões científicas regionais – respeitando decisão estatutária de 2012.

A realização no sul do país também mantém a proposta de descentralização do evento em diferentes regiões do Brasil, sempre viabilizado a partir do apoio das faculdades de educação locais. A expectativa é que a reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na região.

Homenagem e atividades culturais

Está programada para a quarta-feira a segunda edição da Homenagem Paulo Freire, que prestará reconhecimento a Movimentos ou Instituições da área da educação — as indicações foram feitas através de edital, numa iniciativa viabilizada a partir de convênio entre a ANPEd e a Secadi/MEC. Ao homenagear tais coletivos, a Associação também enaltece a história de Paulo Freire, educador fundamental para a construção de uma educação comprometida com a justiça, a igualdade e o respeito à vida humana.

Outro destaque da Reunião deste ano é o I Curta ANPEd – Mostra de Filmes de Pesquisa 2015, com a  exibição de nove trabalhos (selecionados a partir de edital) que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Além do Curta ANPEd, o encontro também conta com o 8º Ciclo de Cinema ANPEd/Clacso e a VIII Mostra de Videodocumentários Trabalho-Educação. Há ainda na programação exposições, atrações artísticas e feira de livro, com lançamentos de publicações da área nesta terça-feira, às 18h.

37a Reunião Nacional em números

Trabalhos Aprovados: 512

Pôsteres Aprovados: 99

Trabalhos Encomendados: 25

Minicursos: 22

Mostra de Vídeos de Pesquisas – Curta Anped e VIII Mostra Trabalho Educação: 15

Sessões Conversas/Colóquios Clacso: 14

Sessões Especiais: 13

Reuniões Político-Organizativas de Entidades e Associações: 11

Participação de Convidados Nacionais: 260

Participação de Convidados Internacionais: 07

Quem é a ANPEd

Maior entidade científica da área de Educação do país, a ANPEd tem sido reconhecida como importante interlocutora no cenário nacional e internacional, tanto na defesa de políticas mais adequadas à pós-graduação em Educação quanto por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os programas de pós-graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 35 anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira. A ANPEd se estrutura por meio de 23 grupos de trabalho e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED).

Mais informações e programação no site do evento e da ANPEd.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ANPEd.

Tags: 37ª ReuniãoANPEdAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoeducaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina