Museu da UFSC tem peças expostas em São Paulo

05/10/2015 11:01

Esculturas do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram cedidas para a exposição do 34º Panorama da Arte Brasileira  “Da Pedra/Da Terra/Daqui”. A mostra, realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), fica em cartaz de 3 de outubro à 18 de dezembro e reúne esculturas de dois mil a sete mil anos, além de trabalhos de seis artistas contemporâneos.unnamed

Ao todo serão expostas 60 obras encontradas no território que atualmente corresponde do sudeste brasileiro à costa do Uruguai. Dentre as 11 esculturas emprestadas ao MAM, estão uma ferramenta lítica de afiação; um antropomorfo – que imita as formas humanas; quatro zoólitos – em forma de animais; e cinco peças em formas geométricas, incluindo um prato em diabásio e outras quatro que formam um conjunto. Todas são provenientes de sambaquis do Litoral Catarinense.

O conjunto de artefatos com formatos geométricos foi encontrado no município de Imaruí, litoral sul de Santa Catarina, e foi adquirido pelo professor Oswaldo Rodrigues Cabral em 1960. Três itens desse conjunto estão entre os destaques do evento. Os grupos que produziram e utilizaram as peças são chamados de “sambaquieiros” e foram os primeiros povos a habitar o litoral de Santa Catarina.

A maioria dos artigos não foi encontrada em pesquisas arqueológicas e sim durante desmontes de sambaquis que eram utilizados na fabricação de adubos, ração animal e na pavimentação de estradas. Por isso a dificuldade de estabelecer a idade específica dos objetos e também em conhecer o contexto em que foram produzidos. Luciane Zanenga Scherer, arqueóloga do MArquE diz que “como os sambaquis são sítios arqueológicos muito antigos podemos dizer que há seis mil anos atrás estas esculturas já poderiam estar sendo confeccionadas por estes grupos”.

Informações: (11) 5085-1300

Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/DCG/UFSC
giovanna.olivo3@gmail.com

Tags: exposiçãoMAMMArquEsambaquisUFSC