UFSC terá novo curso na área de Ciência da Informação em 2016

04/09/2015 15:08

A partir de 2016, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá um novo curso: Bacharelado em Ciência da Informação. Com período integral e duração de seis semestres, ele será ministrado no Centro de Ciências da Educação (CED). Estão sendo ofertadas 20 vagas para o primeiro semestre – 16 delas via concurso Vestibular UFSC 2016, e quatro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os laboratórios serão compartilhados com os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Espaços profissionais como parques tecnológicos, incubadoras e centros de inovação também farão parte do ambiente do curso; além disso, novos laboratórios de Empreendedorismo e Inovação devem ser implementados a partir do próximo ano.

O objetivo do curso é formar profissionais empreendedores capazes de identificar, desenvolver e implantar soluções inovadoras, integradas e colaborativas em informação. O campo de trabalho na área é amplo, compreendendo a atuação em empresas públicas e privadas, banco e bases de dados eletrônicos e digitais, portais de conteúdo e de acesso na rede global e em redes institucionais internas.

A demanda pelo profissional de Ciência da Informação responde ao crescimento do setor tecnológico de Santa Catarina. As cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville concentram mais de 1.800 empresas de tecnologia. De acordo com relatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), essas empresas alcançam, juntas, faturamento superior a R$ 3 bilhões e geram diretamente cerca de 20 mil empregos.

Currículo do curso

A página institucional e currículo do curso serão disponibilizados em breve. Dúvidas podem ser encaminhadas ao chefe do Departamento de Ciência da Informação, William Barbosa Vianna, pelo e-mail william.vianna@ufsc.br.

Eduarda Hillebrandt/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: bachareladoCiência da InformaçãoUFSC