UFSC recebe III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

28/09/2015 08:50

A UFSC vai receber de 28 de setembro a 2 de outubro o III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). A proposta do evento é discutir a situação do índio brasileiro dentro e fora das universidades. Durante os cinco dias de programação estão previstos encontros culturais, mesas de debate, cerimônias e mostra de filmes. Todas as atividades serão realizadas no Centro de Eventos e são abertas ao público.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de oito mil estudantes indígenas estão nas universidades e o ENEI tem o papel de criar um diálogo entre estes alunos e as autoridades, para que suas necessidades sejam atendidas. O encontro cria um espaço de apresentação e discussão de trabalhos e pesquisas sobre questões que envolvem os povos indígenas brasileiros: educação, sustentabilidade e territorialidade, direito e movimento indígena, saúde e tecnologias.

Pesquisadores indígenas estarão presentes para dissertar sobre a atuação profissional e práticas educativas no ensino superior dentro do contexto intercultural. A emancipação dos indígenas e o modo como eles vêm se organizando, sem interferências de ONGs ou outros órgãos, também será pauta.  “Os indígenas brasileiros vivem um momento diferente. Estão assumindo sua autonomia, discutindo seus problemas e encontrando caminhos para superar as dificuldades”, afirma Elaine Tavares, jornalista no Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA).

A programação completa você pode conferir aqui.

Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/DCG/UFSC

Tags: cultura indígenaEncontro Nacional de Estudantes IndígenasInstituto de Estudos Latino AmericanosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina