Ministro participa, em Florianópolis, de seminário sobre Plano Nacional de Educação

28/09/2015 18:11

A necessidade de melhorar os índices da educação pública brasileira passa pela implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem vigência nos próximos nove anos. Essa é a principal motivação para a realização do seminário “O PNE e o futuro da Educação brasileira”, no dia 5 de outubro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis. O evento é realizado pela Frente Parlamentar pela Implementação do PNE da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Pedro Uczai.

O seminário será oferecido de forma gratuita e envolverá autoridades e profissionais da educação dos três estados do Sul. Dentre os participantes está confirmada a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; do secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps; da reitora da UFSC, Roselane Neckel; do reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo; do coordenador nacional da Campanha pelo Direito à Educação, Daniel Cara; e do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Lima.

O evento faz parte das ações estratégicas da Frente Parlamentar do PNE em dialogar com todo o setor da Educação nas cinco regiões do país. O primeiro seminário regional foi em Salvador (BA). Ainda estão programadas atividades no Centro-Oeste (Cuiabá), no Norte (Rio Branco) e no Sudeste (Belo Horizonte).

As discussões das mesas principais vão tratar – a partir das 8h30 – de temas como o PNE e a qualidade na educação; a valorização dos profissionais da educação; o Sistema Nacional da Educação, o Financiamento e o Regime de Colaboração entre os entes federativos.

Entenda o PNE

Em vigor até 2024, o PNE irá orientar todas as ações na área educacional no país, exigindo que cada estado, o Distrito Federal e cada município tenham também um plano de educação elaborado em consonância com a diretriz nacional. A responsabilidade é compartilhada, com atribuições diferenciadas, e o PNE ultrapassa diferentes gestões de governo, superando a descontinuidade das políticas públicas a cada mudança de condução político-partidária.

O quê: Seminário de Educação Região Sul.

Quando: 5 de outubro, às 8h30.

Onde: auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa.

Quanto: gratuito.

Realização: Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE

Apoio: UFFS, UFSC, Sistema Acafe, IFSC, IFC, Sinte, Conselho Estadual De Educação de SC, Secretaria de Estado da Educação, Undime/SC, Undime/RS, Comissão de Educação da Alesc, Alesc, UDESC, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Escola do Legislativo de SC e governo do estado do Rio Grande do Sul.

Tags: Frente Parlamentar pela Implementação do PNEPlano Nacional de EducaçãoPNEUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina