UFSC implanta sistema de Desktop Gerenciado em computadores

31/08/2015 08:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou a implementação de um novo sistema de gestão de seus computadores: é o Desktop Gerenciado, que vincula o idUFSC de cada integrante da comunidade acadêmica a um perfil de usuário nos computadores, garantindo acesso exclusivo e privacidade de arquivos pessoais. Essa tecnologia visa reduzir a incidência de softwares mal-intencionados, vírus e falhas na configuração dos serviços utilizados no ambiente institucional. Ela permite também o uso compartilhado e seguro dos equipamentos.

Segundo o coordenador de Suporte de Serviços da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (CSS/SeTIC/UFSC), Rodrigo Gonçalves, a implementação do novo serviço ocorreu como alternativa ao fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos. “Era uma medida que estava em estudo há certo tempo, pois reduz os gastos de manutenção lógica dos computadores.”

Antes de optar pelo Desktop Gerenciado, os custos de manutenção eram estimados em torno de R$ 28 mil por mês – na maioria das vezes, eram relacionados a problemas associados a instalação de software. “Muitos integrantes da comunidade universitária instalam softwares sem a devida licença e não sabem que a Universidade possui versões adquiridas ou soluções de software livre desses mesmos aplicativos”, conta Rodrigo. “Durante esses processos, muitas vezes são instaladas versões infectadas dos programas, deixando as máquinas lentas ou até inutilizáveis. O procedimento leva os usuários a acreditarem até que há necessidade de novos computadores.”

instrução normativa 001/SeTIC/Proplan/UFSC/2015, estabelecida em junho com anuência do Cotic (Comite de TIC da UFSC), definiu que a adesão ao serviço de Desktop Gerenciado torna-se obrigatória para que seja provido suporte técnico aos computadores. O procedimento de adesão é rápido, e todos os dados do usuário são mantidos.

No primeiro semestre, o Desktop Gerenciado foi instalado em mais de 600 dos aproximadamente 12 mil computadores da Universidade – depois disso, não apresentaram mais problemas de uso. Entre os locais que já usam o serviço estão o Laboratório de Apoio à Informática (LabUFSC) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC).

Os arquivos pessoais presentes quando da implementação do sistema são transferidos para as respectivas contas dos usuários vinculadas ao idUFSC; assim, o uso do computador pode ser compartilhado ao mesmo tempo em que a privacidade dos dados pessoais é mantida.

Qualquer funcionário ou professor portador de um idUFSC pode solicitar a instalação de programas em seus computadores. Caso a Universidade já tenha adquirido a licença do software, basta abrir um chamado solicitando a instalação. “Em casos de programas de uso específico, a SeTIC orienta o processo de compra, que é realizado pelo próprio departamento ou unidade”, esclarece Rodrigo.

Os interessados em aderir já ao serviço devem abrir uma solicitação no Portal de Chamados da SeTIC. Em uma data agendada, o computador será configurado para o serviço de Desktop Gerenciado.

Mais informações: SeTIC.

 

Gabriel Daros Lourenço/Estágiário da DGC/UFSC