Obra para construção de novos blocos do CCB deve ser concluída em 2016

27/08/2015 18:19

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no Campus Trindade, em Florianópolis, receberá os novos blocos E, F e G – dois com oito pavimentos e um com cinco – e uma subestação de 3.500 kVA. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em dezembro do próximo ano.

Orçada em mais de R$ 40 milhões e com uma área de 13.080,70 m², a obra conta com uma equipe de fiscalização reforçada, composta de dois fiscais com formação em Engenharia Civil e um eletricista. Os trabalhos iniciaram-se em janeiro de 2014. “Atualmente, esta é a obra de maior complexidade em execução na UFSC”, afirma o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) da Universidade, Rodrigo Bossle Fagundes.

De acordo com a diretora do CCB, Sônia Gonçalves, laboratórios de pesquisa e salas de docentes serão realocados nos novos blocos, assim como os setores administrativos – direção

Mais de R$ 40 milhões serão investidos para construção dos novos blocos e da subestação do CCB. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

do Centro e coordenações dos cursos de licenciatura, bacharelado e ensino a distância –, que, atualmente, estão localizados na área antiga do CCB, nas proximidades do Colégio de Aplicação (CA). “A área antiga apresenta uma estrutura extremamente precária. Temos muitos problemas no local, de sobrecargas elétricas a problemas de infraestrutura das edificações. Elas foram construídas em caráter provisório, e o provisório ficou”, diz.

Um auditório e uma sala de reuniões estão inclusos no projeto. Os departamentos de Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas, Bioquímica e os laboratórios de pesquisa dos professores de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia também serão transferidos para a nova estrutura. “Vamos solicitar uma reforma no bloco A. Os segundo e terceiro andares migrarão para a nova construção, e usaremos esse espaço como bloco didático de aulas teóricas e de laboratórios para ministrar aulas práticas”, informa Sônia. Alguns departamentos do CCB funcionam na ala localizada no Córrego Grande, bairro em que está sendo executada a construção dos blocos E, F e G.

O diretor do DFO informa que já foi executado cerca de 30% do valor contratado. “Até o final do mês, deve ser finalizada a estrutura dos três blocos. Alvenaria, chapisco, reboco e toda a parte das instalações elétrica, hidrossanitária, hidráulica, de telecomunicações e de climatização estão em execução.” A obra para construção da subestação está prevista para o período de recesso letivo, devido à necessidade de desligamentos de energia. “A obra vai trazer a energia da subestação da Engenharia Civil. Vamos abrir caminho até a subestação nova; cavar valas para passar a tubulação e, depois, os cabos”, finaliza Bossle.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br