HU participa de eventos da Semana Mundial do Aleitamento Materno

01/08/2015 08:00

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), por meio de sua Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, participa, desde 1º de agosto, de uma série de ações de conscientização sobre a importância da amamentação. A data marcou o Dia Mundial da Amamentação e deu início à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que, em 2015, traz o tema “Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos!”

Entre os eventos da semana, foi realizado um “Mamaço”, no sábado, 1º de agosto, às 14h, no Parque de Coqueiros. A proposta foi reunir mães para que elas amamentassem seus filhos ao ar livre, reforçando, assim, a importância do aleitamento materno. A programação também inclui seminários sobre o tema, em toda a Grande Florianópolis, para profissionais da atenção básica (área da saúde materno-infantil) e de maternidades do município.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

Semana Mundial reforça importância do aleitamento materno. Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

A coordenadora da Ciam, Ingrid Bohn, ressalta que a programação faz parte de uma mobilização mundial voltada a desenvolver o tema do aleitamento para famílias e equipes de atenção à saúde. “A intenção é trabalhar as questões do aleitamento para que as equipes de saúde estejam mais atentas. Queremos motivar as equipes, levar o profissional de saúde a ficar mais aberto para o aleitamento, que é algo que todo bebê deveria receber, mas depende muito de que as mulheres sejam bem-orientadas”, salienta Bohn.

“A cada ano discutimos um novo tema, buscando sempre orientar. Neste ano queremos estimular o debate sobre a importância de promover a amamentação no trabalho, com a implantação de salas de amamentação, com creches nos locais de trabalho; facilitar o afastamento da mulher para ela poder amamentar. A ideia é conscientizar para poder cobrar melhores condições aos empresários e instituições que empregam muitas mulheres”, ressalta a coordenadora.

A Ciam, com uma equipe formada por uma enfermeira, duas técnicas de Enfermagem e duas bolsistas, promove, anualmente, um curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno para os estudantes e profissionais da UFSC que atendem a mulher e o bebê. Esse curso também é extensível às unidades básicas de saúde da Prefeitura da capital e do Estado de Santa Catarina. O grupo de profissionais também ministra cursos sobre aleitamento materno em diversos municípios catarinenses, e oferece atendimento individual, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na maternidade do HU.

Hospital Amigo da Criança

O HU está, desde 1997, entre os 323 hospitais brasileiros certificados como “Hospital Amigo da Criança”pelo Ministério da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). A denominação se dá a hospitais cujas maternidades estão preparadas para incentivar e apoiar mulheres na amamentação.

Para tornar um hospital em um “Amigo da Criança”, é preciso, além de investir em capacitação e na adoção de novas rotinas, implantar os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, que incluem, entre outras ações, a orientação de gestantes para as vantagens e o manejo do aleitamento materno. Outras iniciativas trabalham o alojamento conjunto de mães e bebês nas maternidades, não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida e não oferecer bicos artificiais e chupetas a crianças amamentadas ao seio.

Bancos de leite no estado

A Ciam também incentiva estratégias do Ministério da Saúde, como a doação de leite materno para auxiliar recém-nascidos cujas mães ou não podem amamentar ou têm produção de leite insuficiente. Segundo o Ministério da Saúde, cada litro de leite doado aos bancos de leite humano pode atender até dez recém-nascidos, dependendo da necessidade. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite do mundo (215 unidades), com 145 postos de coleta.

Santa Catarina possui 12 bancos credenciados pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH-BR):

• Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau
    (47) 3381-7570.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão
    Florianópolis – (48) 3251-9141.
  • Banco de Leite Humano e Central de Informações da Maternidade Carmela Dutra
    Florianópolis – (48) 3251-7552.
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
    Itajaí – (47) 3249-9400.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus
    Ituporanga – (47) 3533-1144.
  • Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá
    Jaraguá do Sul – (47) 3274-3053.
  • Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas
    Joinville – (47) 3461-5704.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos
    Lages – (49) 3251-0002.
  • Banco de Leite Humano Alimente uma Vida – Maternidade D. Catarina Kuss
    Mafra – (47) 3641-4847.
  • Banco de Leite Humano do Hospital de Rio Negrinho Sr. Klaus Schumacher
    Rio Negrinho – (47) 3646-2000.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São.José Dr. Homero de Miranda Gomes
    São José – (48) 3271-9158.
  • Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição
    Tubarão – 0800-6430140 / (48) 3631-7149.

Mais informações: Ciam – (48) 3721-8019.
Mayra Cajueiro Warren

Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação

imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: Central de Incentivo ao Aleitamento MaternoHospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São ThiagoSemana Mundial de Aleitamento MaternoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina