Alunos de Design da UFSC conquistam segundo lugar em prêmio de inovação

28/08/2015 15:01

Lais Eing, Fernando Vargas e Arthur Amaro, estudantes da sétima fase do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveram, com orientação da professora Ana Verônica Pazmino, o projeto da Colore: uma máquina que vende a quantidade de tinta de que o consumidor precisar. O Prêmio Suvinil de Inovação contou com 55 grupos de competidores do país e teve como objetivo estimular a criatividade e criar soluções sustentáveis para futuras casas e lojas de tintas.

Para participar do prêmio, foi preciso escolher entre dois temas: “A casa do futuro” e “A loja do futuro”. A máquina pensada pelos estudantes evita o desperdício de tinta, já que o consumidor não precisa comprar a lata cheia. Além disso, é possível calcular, no momento da compra, a quantidade certa para o espaço que será pintado. O cliente também pode trazer de casa o seu recipiente reutilizável e, assim, contribuir para o meio ambiente.

Da esquerda para a direita: Lais Eing, Fernando Vargas, Arthur Amaro e a professora Ana Verônica (em pé) durante a cerimônia do Prêmio Suvinil de Inovação

Ana Verônica contou que a iniciativa de participar veio dos próprios alunos, e que isso traz maior visibilidade ao curso de Design da UFSC, além de confiança. “Competindo dessa forma, eles conseguem ver que estão no mesmo nível de estudantes de outros estados e que são igualmente capazes”. O projeto demorou um mês para ser criado, e os participantes aguardam resposta da Suvinil para saber se a máquina será produzida e comercializada.

O grupo, que recebeu o prêmio de R$ 15 mil, participou da cerimônia de premiação no dia 21 de agosto, na cidade de São Paulo. Os estudantes pretendem prosseguir os estudos em inovação e investir em concursos, já que “trazem a experiência do mercado e a oportunidade de conhecer investidores e pesquisadores”, disse Arthur. Lais teve uma experiência positiva no ano passado, quando foi finalista do prêmio Tok&Stok de Design Universitário. Neste ano, Fernando também é finalista do mesmo prêmio e aguarda o resultado, que será divulgado no dia 5 de novembro.

Mais informações: professora Ana Verônica – (48) 3721-3787.

Ana Carolina Prieto/Estagiária de Jornalismo/Propesq/DGC/UFSC
a.carolinaprieto@gmail.com

Tags: Alunos de DesignColoreCurso de Designprêmio de inovaçãoPrêmio Suvinil de Inovaçãoprofessora Ana Verônica