UFSC sedia Encontro Catarinense de Alimentação Escolar até sexta-feira

02/07/2015 13:30

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane/SC) realiza o III Encontro Catarinense de Alimentação Escolar (III Encae), até esta sexta-feira, 3 de julho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O objetivo é a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na aberturado do evento, o coordenador do Cecane, Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, lembrou que, além de reunir gestores e atores dos programas de alimentação escolar, o Encae discute estratégias para implementar o PNAE e “garantir que todo escolar tenha garantida alimentação saudável, respeitadas suas necessidades biológicas, simbólicas e culturais. Sempre respeitando a agroecologia e a sustentabilidade, o Cecane trabalha em três principais frentes de trabalho: formação de agentes, assessoria aos municípios e pesquisa na área de apresentação escolar”.

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

Encontro Catarinense de Alimentação Escolar vai até sexta-feira, 3 de julho. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco, destacou a importância do evento e que “os debates trarão subsídios e propostas para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (que será realizada em novembro). Os ecos desta discussão chegarão a outros cantos deste país”.

A vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, Isabela de Carlos Back Giuliano, falou que o “Cecane é um dos projetos mais robustos do CCS, de importância fundamental para discutir a alimentação de forma interdisciplinar”.

Representando a reitoria da UFSC, o diretor do Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Elias Machado Gonçalves, ressaltou a participação das universidades, e da UFSC em particular, “no desenvolvimento de propostas e estímulo de políticas públicas de alimentação escolar. Todo programa pode ser melhorado, e aí a universidade pode contribuir ativamente com o que faz de melhor – ensino, pesquisa e extensão”.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Manuelita Falcão Brito, elogiou o encontro. “Um retrato do que é o PNAE, com diversos atores numa grande intersetorialidade. Nós somos os facilitadores, quem executa são vocês, que trabalham nos municípios (dirigindo-se à plateia). A realidade no Sul do Brasil, onde cada estado tem um Cecane, não é a do resto do país, mas aqui é possível juntar as pontas de produção e consumo ao incorporar a alimentação saudável à escola”.

Participam do evento, que conta com debates e oficinas, nutricionistas e técnicos em nutrição que atuam no PNAE; membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE); coordenadores de alimentação escolar; secretários de Educação; agricultores familiares; técnicos agrícolas e extensionistas rurais que atuam na agricultura familiar; e profissionais da educação interessados na temática da educação alimentar e nutricional.

No primeiro dia do evento, o encontro aborda o PNAE enquanto instrumento de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), a alimentação escolar no âmbito do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; a agroecologia como estratégia de promoção da segurança alimentar e nutricional no PNAE e diversas oficinas temáticas. No segundo dia do evento, serão realizados os grupos de discussão para construção das demandas e estratégias que comporão a carta de recomendações do III ENCAE.

Os municípios participam do III ENCAE apresentando as suas experiências por meio de resumos e pôsteres; os agricultores familiares também podem expôr os seus produtos.

O Cecane/SC é uma parceria entre a UFSC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objetivo é a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Confira a programação do III Encae:

2 de julho, quinta-feira

Até as 12h:

  •  O PNAE como instrumento do DHAA (FNDE e Maria Emília Pacheco – Consea);
  •  O PNAE no âmbito do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Patrícia Maria O. Machado – Acan).

 

Das 13h30 às 18h:

  • A agroecologia como estratégia de promoção da segurança alimentar e nutricional no PNAE(Antônio Inácio Andrioli – UFFS; Elaine de Azevedo –UFES; e Priscila Porrua -Cecane/SC);
  • Oficinas:
  1. Atualização sobre a compra da Agricultura Familiar – Resolução do FNDE nº04/2015 (FNDE);
  2. O PNAE enquanto estratégia de resgate do patrimônio e cultura alimentar (FBSSAN);
  3. Exposição: Sustentabilidade na alimentação escolar – cardápios e outras estratégias (Suelen Martinelli -UFSC);
  4. Avaliação da Gestão do PNAE: estratégias para avanço do programa (Cristine Garcia Gabriel – UFSC);
  5. Oficina culinária: inserindo a sociobiodiversidade nas preparações do (Doce Vida);
  6.  Exposição: Estratégias para implementação de alimentos da sociobiodiversidade no PNAE – (Mariana Ramos).

 

3 de julho, sexta-feira

Das 8h30 às 12h:

  •  Discussões em grupos – serão oferecidos três grupos de discussão, nas temáticas Agroecologia, Educação Alimentar e Nutricional, e Controle Social.

 

Das 13h30 às 16h:

  • apresentação dos encaminhamentos dos grupos de discussão;
  • encerramento.

Mais informações no site.