Livro sobre fortalezas terá sessão de autógrafos no simpósio da ANPUH

29/07/2015 10:25

O livro As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, de autoria dos arquitetos Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, conta com mais uma sessão de autógrafos na noite desta terça-feira, 29 de julho, às 18h, no hall superior do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, durante o Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História (ANPUH).

A obra, em nova edição, revisada e ampliada, da Editora da UFSC (EdUFSC), apresenta um manuscrito do século XVIII do engenheiro militar José Correia Rangel contextualizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira.

A Editora da UFSC  oferece o livro a preço de custo, R$ 30, enquanto durar a tiragem subsidiada pelo Ministério da Cultura (MEC).

Documento

Um dos documentos mais antigos e importantes da história das fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o manuscrito de Rangel traz em detalhes imagens e dados sobre esses locais, e os homens que neles viviam, desempenhando o papel de guarnecê-los.

As 76 páginas do original são reproduzidas em fac-símile, com todas as informações necessárias à contextualização das informações contidas em textos introdutórios e notas explicativas de Tonera e Mendonça.

Hoje depositado no Arquivo Histórico Militar de Lisboa, o documento contribui para a pesquisa do cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, e para a compreensão das origens de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fotografias das fortificações ainda existentes, outras iconografias da época, glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência complementam o livro, que também traz encartado CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais. A realização da obra teve apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio do programa Mecenas, além de suporte cultural da Exército brasileiro.

Mais informações com Roberto Tonera, pelo telefone (48) 9963-6324.

Tags: As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786Projeto Fortalezas da Ilha de Santa CatarinaRoberto ToneraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina