Imprensa Universitária completa 50 anos de funcionamento

31/07/2015 17:44

A Imprensa Universitária (IU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou seus 50 anos de fundação com uma confraternização entre seus colaboradores na manhã desta sexta-feira, 31 de julho. “Em respeito aos colegas do movimento de greve, não fizemos uma grande festa, mas não podíamos deixar passar em branco”, diz o coordenador da IU, Carlos Alberto de Lima, servidor desde 1987.

Antiga Imprensa Universitária

Imprensa Universitária nos anos 70. Foto: Acervo Agecom

A expectativa do coordenador da IU para 2015 é superar a produção dos anos anteriores. “Em 2012, foram 100 mil unidades impressas; em 2013, 6 milhões; e em 2014, 15 milhões. Isso foi possível graças à manutenção em dia das máquinas, e ao trabalho dos funcionários terceirizados e do quadro de carreira, profissionais de alto nível. Estamos à altura de qualquer outra gráfica.”

Ele destaca que o crescimento também foi possível pelos investimentos em imprensa digital. “Pudemos incorporar novos serviços e aumentamos nossa produção de livros com miolo colorido.”

A unidade gráfica da UFSC está preparada para diversos tipos e quantidades de material, como cartões de visita, fôlderes, panfletos, jornais, livros, calendários, blocos de rascunho e de pedidos, talonários, entre outros.

A construção da Imprensa Universitária da UFSC iniciou-se em 31 de julho de 1964 e foi concluída em 24 de janeiro de 1965, na gestão do reitor João David Ferreira Lima. Como o governo federal havia proibido a contratação de novos funcionários para o serviço público, a IU só entrou em atividade em julho de 1965, com a admissão de 14 funcionários.

Mais informações no site.