Doação de sangue: Hospital Universitário precisa de doadores dos tipos ‘A+’, ‘A-‘, ‘O+’ e ‘O-‘

30/07/2015 10:34

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) solicita a cooperação de todos os potenciais doadores de sangue dos tipos “A+, “A-”“O+ e “O-. O HU agradece este ato de solidariedade.

Local e horário para doação:
Unidade de Coleta de Doadores de Sangue do HU/UFSC.
Ed. Voluntária Dona Cora – prédio da Associação Amigos do HU – Trindade – Florianópolis (SC) – próximo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas.

O doador deve:
– trazer documento com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde;
– ter entre 18 e 65 anos;
– pesar mais de 50 kg;
– não estar em jejum;
– evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários:
– febre, gripe ou resfriado;
– gravidez, puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias;
– uso de alguns medicamentos;
– pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Prazos de impedimentos:
– extração dentária: 72 horas;
– ingestão de bebida alcoólica 24 horas antes da doação;
– transfusão de sangue: 1 ano;
– tatuagem e piercing: 1 ano;
– vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Impedimentos definitivos:
– hepatite após os dez anos de idade;
– evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas;
– uso de drogas ilícitas injetáveis;
– malária.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos telefones (48) 3721-9114 (manhã) e 3721-9859 (tarde).

Tags: Banco de Sangue HUdoação de sangueUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina