UFSC inicia licitação de obras e serviços com novo formato de contratação por RDC

26/06/2015 10:35

O Departamento de Licitações da Universidade Federal de Santa Catarina (DPL/UFSC) começa, a partir de julho, a contratar obras e serviços de engenharia por meio da modalidade eletrônica do Regime Diferenciado de Contratações (RDC Eletrônico). O primeiro RDC Eletrônico acontece na próxima sexta-feira, dia 3, e será de construção e fornecimento de equipamentos para a instalação de dois elevadores, no Centro Socioeconômico (CSE) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O RDC é utilizado desde setembro de 2013, no formato presencial, com ambos formatos de execução previstos no Decreto Federal n.º 7.581/2011. “A intenção é obter uma maior competitividade, além de ampliar a transparência de nossas licitações”, salienta o diretor do DPL, Ricardo Porto.

O gestor acredita que o novo formato trará ainda mais celeridade ao regime de licitações de obras e serviços de engenharia, contratações que costumavam ser lentas. “Eram contratações morosas e desgastantes, tanto para a instituição – que tinha a necessidade de contratar com urgência –, como para os licitantes, já que os prazos eram superiores a 240 dias. Com o RDC temos casos de contratarmos os referidos objetos num prazo inferior a 60 dias”, explica Porto.

Outra vantagem, segundo o diretor, é a economicidade média obtida por contratações com esse modelo – cerca de 10% de redução do valor estimado na fase de orçamento. Porto relata que já houve obras com desconto superior a 25% do valor orçado.

Diretoria-Geral de Comunicação
com informações do Departamento de Licitações/Pró-Reitoria de Administração