Fundação entrega prêmio de divulgação científica para alunos da UFSC

24/06/2015 12:38

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) realizou a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Fapeu de Divulgação Científica – Talentos para quatro estudantes da UFSC nesta segunda-feira, 22 de junho. O objetivo da premiação é estimular, divulgar e prestigiar trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação que tenham como tema projetos ou grupos de pesquisa apoiados pela Fundação.

O primeiro lugar na categoria Graduação foi Jennifer Morel Hartmann, do curso de Jornalismo, orientada por Gislene da Silva, com “Projeto da UFSC Capacita Profissionais da Saúde para Identificarem Casos de Violência Doméstica”. Na categoria Pós-Graduação, o vencedor foi João Paulo Ristow, do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, orientado por Julio Cordioli, pelo trabalho “Estudos na UFSC Prometem Impulsionar a Pesquisa e Exploração do Ambiente Marinho Nacional”. Eles terão os trabalhos publicados na oitava edição da revista Fapeu.

Os trabalhos deveriam apresentar os projetos em uma linguagem não-especializada, tornando os conteúdos conhecidos e acessíveis ao público em geral.

Para concorrer, os estudantes de graduação e pós-graduação (categoria nova do prêmio), deveriam estar regularmente matriculados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ou na Universidade Federal da Fronteira Sul – (UFFS), instituições apoiadas pela Fapeu, e apresentar trabalho inédito na categoria artigo para mídia impressa. Um ultrabook, um notebook e um netbook foram concedidos aos três primeiros colocados, de cada categoria, e os respectivos orientadores dos trabalhos premiados foram presenteados com diárias de estadias e tablets.

Confira os premiados:

Estudante Trabalho Curso Orientador Categoria
Jennifer Morel Hartmann Projeto da UFSC Capacita Profissionais da Saúde para Identificarem Casos de Violência Doméstica Jornalismo Gislene da Silva Graduação (1º lugar)
Giuliano Eugenio de Souza Sustentabilidade Ambiental em Pequenas Propriedades Produtoras de Suínos: Uma Realidade Possível Engenharia Sanitária e Ambiental Paulo Belli Filho Graduação (2º lugar)
Emanuelle Marques Nunes Turfeiras na Serra do Tabuleiro: Um Achado em Terras Catarinenses Jornalismo Jorge Kanehide Ijuim Graduação (3º lugar)
João Paulo Ristow Estudos na UFSC Prometem Impulsionar a Pesquisa e Exploração do Ambiente Marinho Nacional Mestrado em Engenharia Mecânica Julio Cordioli Pós-Graduação (1º lugar)

Mais informações: Fapeu.

Tags: 4º Prêmio Fapeu de Divulgação Científicadepartamento de JornalismoEngenharia Sanitária e AmbientalfapeuFundação de Amparo à Pesquisa e Extensão UniversitáriaMestrado em Engenharia MecânicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina