Ação conjunta entre PM e Departamento de Segurança coíbe festa ilegal na UFSC

29/06/2015 18:27

Acionada pelo Departamento de Segurança Física e Patrimonial (Deseg) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Polícia Militar (PM) extinguiu uma festa ilegal, fruto da ocupação do campus da Trindade, na madrugada de sábado, 27 de junho, por pessoas que não foram identificadas como da comunidade universitária. Na ação, três veículos foram guinchados, e dezenas de carros, abordados quando as viaturas chegaram ao local, nos fundos do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

“A polícia não precisou intervir: houve uma debandada geral, e o som se extinguiu na hora que chegamos”, afirma a comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão da PM, capitã Naima Amarante. Ela explica que “não havia como prender aquela quantidade de pessoas (calculada em torno de 600); [elas seriam presas] apenas se não obedecessem à ordem de parar o barulho”.

A capitã Naima diz que a PM chegou mais cedo, e os policiais avaliaram precisar de reforço para garantir a segurança no local. “Nós nos reorganizamos e voltamos de forma maciça, com o PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) e o Bope.” Depois, a PM montou uma barreira na rótula da Carvoeira para controlar os veículos, que saíam da UFSC.

O diretor do Deseg, Leandro Luiz de Oliveira, conta que cancelas, cadeados e uma porta de vidro foram arrombados durante a festa ilegal. “Eles aproveitaram que, neste fim de semana, as cancelas ficaram abertas até a meia-noite para o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul); em seguida, começaram a chamar gente e arrombaram uma das entradas.”

Leandro e Naima destacam a parceria entre UFSC e PM durante a ação. “É impressionante como se propaga a noção de que a PM não pode entrar na UFSC”, relata a capitã. “Num flagrante como este, se não entrássemos, estaríamos cometendo um crime”, completa.

Leandro informa que há uma série de requisitos para que uma festa seja realizada na UFSC, de acordo com a resolução normativa 002/2009 do Conselho Universitário (CUn). “Só na semana passada, desmobilizamos duas festas que iriam ocorrer no campus. Nesta, não houve nenhum centro acadêmico envolvido”.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
caetano.machado@ufsc.br

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC

Tags: Departamento de SegurançaDESEGPMPolícia militarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina