Semana do Meio Ambiente UFSC: cinedebate e feira agroecológica

27/05/2015 16:58

A Semana do Alimento Orgânico, uma parceria entre o Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e a ONG Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo), promove atividades no campus de Florianópolis, nos bairros Trindade e Itacorubi, onde fica o CCA. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente da UFSC.

O cinedebate sobre o documentário  A lei da água, dirigido por André D’Élia e produzido por Fernando Meirelles, será apresentado na quinta-feira, 28 de maio, às 19h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no 3º andar do bloco de salas de aula. O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros, trazendo depoimentos de agricultores e especialistas. Além disso, apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais.

Na sexta-feira, a partir das 8h, a programação será na Feira Agroecológica do CCA, no bairro Itacorubi. Realizada há quase um ano, a Feira trabalha exclusivamente com produtos orgânicos certificados, sendo que grande parte deles provém da agricultura familiar catarinense. Para celebrar a Semana do Alimento Orgânico haverá uma apresentação musical das 9h às 10h30, além de um café agroecológico com produtos do Box 721 da Ceasa, o único que só comercializa produtos orgânicos. Distribuição de materiais informativos e projeções de vídeos com depoimentos de agricultores e agricultoras também integram a programação.

Mais informações com Maria Dênis Schneider, pelo telefone (48) 9602-7155.

Tags: CCAPrograma de Pós-Graduação em HistóriaSemana do Meio AmbienteUFSC