Pró-Reitoria de Pesquisa orienta comissões de avaliação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

21/05/2015 17:40

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) realizou na quarta-feira, 20 de maio, na sala de reuniões do prédio da Reitoria II, um encontro com os presidentes das comissões de avaliação do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) para orientação e esclarecimentos sobre os procedimentos que serão adotados no processo de avaliação que começa a partir desta quinta, 21 de maio, e termina dia 19 de junho. A reunião contou com a participação do diretor do Departamento de Projetos, Elias Machado e do Coordenador do PIICT, Airton Costa, além de representantes das 11 unidades dos campi de Florianópolis (Trindade e Itacorubi) e dos quatro campi no interior (Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville). “Os esclarecimentos são muito importantes porque todos os anos as comissões são renovadas e existem dúvidas a respeito dos procedimentos definidos pelo edital. O principal objetivo da Propesq é padronizar o trabalho das comissões e evitar recursos por erros de interpretação das normas do processo de seleção”, explicou o professor Elias Machado.

No caso do PIBIC em cada uma das 11 unidades e nos quatro campi os pedidos de bolsas são avaliados por uma comissão formada por pelo menos cinco pesquisadores do CNPq ou com produção científica reconhecida em suas áreas presidida por pesquisador do CNPq enquanto que os pedidos de bolsas para o PIBITI são avaliados por uma única comissão formada por pesquisadores do CNPq ou com experiência em inovação tecnológica presidida pela diretora do Departamento de Inovação Tecnológica (DITS). Antes da promulgação dos resultados o trabalho das comissões é avaliado por uma comissão de consultores ad-hoc, todos pesquisadores do CNPq formada por especialistas em cada uma das grandes áreas do conhecimento. Os pedidos de bolsas para o PIBIC-EM, que ainda estão abertos até o dia 22 de maio, são avaliados por comissão própria, formada por pesquisadores do CNPq ou com experiência em orientação de iniciação científica presidida por um pesquisador do CNPq indicado pelo pró-reitor de Pesquisa.

Crescimento da demanda

O prazo para submissão de propostas para concorrer a bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foi encerrado no último dia 17 de maio. Neste ano foram solicitadas 1258 bolsas, 1134 (PIBIC) e 124 (PIBITI), 108 a mais que em 2014. O crescimento na demanda, identificado em 11 das 15 unidades, aconteceu apenas no programa PIBIC enquanto que o PIBITI teve uma redução no número de solicitações de seis bolsas, 124 em 2015 em comparação com as 130 de 2014.

As unidades que mais apresentaram pedidos de bolsas (PIBIC/PIBITI) foram CTC, 266; CFM, 138; CCS, 136; CCB, 128 e CFH, 100. As unidades que tiveram menor demanda foram CDS, com 14; CCJ, 21 e CED com 28. Três unidades ficaram numa faixa que varia entre aproximadamente 50 e abaixo de 100 pedidos: CSE, 48; CCE, 78; e CCA, 86. Neste ano, todos os campi fora da sede superaram a marca das 50 solicitações: Araranguá, 51; Curitibanos, 53; Joinville, 55 e Blumenau, que é o de mais recente implantação, com 56 pedidos. Em comparação com 2014 sete unidades demandaram mais bolsas: CCS, 34; CCB, 23; CSE,9; CCE, 7; CFM, 6; CTC, 5 e CFH, 2 enquanto que quatro unidades apresentaram uma redução na demanda por bolsas: CCA, 13; CED, 9; CCJ, 8 e CDS, 1. Nos quatro campi houve aumento na demanda por bolsas: Blumenau, 33; Joinville, 13; Curitibanos, 5 e Araranguá, 2 se compararmos 2014 com 2015. “Com exceção do CCA, que é de médio porte em relação ao número de pesquisadores cadastrados em grupos de pesquisa, as unidades que menos demandaram são aquelas com menos pesquisadores”. “A Propesq vai entrar em contato com os coordenadores de pesquisa destas quatro unidades para identificar os motivos da baixa demanda que contraria o que aconteceu nas demais 11, incluindo os campi”, afirmou o professor Elias Machado.

Divulgação dos resultados

Os resultados da avaliação, que é feita pelas comissões avaliadoras através do sistema informatizado mantido pela Propesq, serão divulgados em primeira chamada até o dia 1º de Julho de 2015. O resultado da segunda chamada, após a avaliação dos recursos, acontecerá até 3 de agosto. Desde 2012 a contrapartida de bolsas da UFSC vem aumentando regularmente, com uma media de 48 novas bolsas por ano. Em 2011 a contrapartida da instituição era de 135 bolas e neste ano será de 303, com 65 bolsas novas. Em 2014 a UFSC ofereceu, em parceria com o CNPq, 829 bolsas, 740 para alunos de graduação e 89 para estudantes de ensino médio. Em 2015 a previsão é que o número de bolsas para a graduação seja superior a 800. O número exato será divulgado quando o CNPq confirmar a quota da UFSC no final de julho deste ano. Com as regulamentações do Programa de Apoio às Atividades de Pesquisa e do Fundo de apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura de Pesquisa, que serão realizadas ainda este ano, a UFSC terá condições de garantir que a quota institucional continue crescendo, possibilitando o cumprimento do que estabelece o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, que prevê a alocação de uma bolsa pela UFSC para cada bolsa recebida do CNPq.

Fonte: Propesq

Tags: comissões de avaliação PIICTPROPESQ