Curso capacita educadores da área de medicina no HU

22/05/2015 16:44

A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), abriu, na quinta-feira, 21 de maio, no auditório do Hospital Universitário (HU), a primeira etapa presencial do curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria.

O objetivo do projeto é capacitar educadores na área de residência médica, por meio dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. Organizado por Suely Grosseman, professora do Departamento de Ciências da Saúde da UFSC, o curso de extensão é gratuito e dá direito a certificado de aperfeiçoamento profissional, com carga horária de 180 horas, das quais 60 são presenciais, e 120, em atividades de ensino a distância.

Fabrício Neves, coordenador do curso de Medicina da UFSC e um dos participantes da mesa de abertura, acredita que o curso organizado pela Abem é uma chance de complementar a formação dos educadores. “Nenhum dos problemas da Saúde será resolvido sem educação, e os participantes estão garantindo ótimas oportunidades”, disse.

A Abem foi fundada em 1962, quando existiam cerca de 30 cursos de Medicina no Brasil; atualmente, há mais de 300.

Mais informações: perceptores@abem-educmed.org.br

Site da Abem