‘Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios’ é tema de simpósio nacional
Entre 27 e 31 de julho, na UFSC, campus de Florianópolis, será realizado o XXVIII Simpósio Nacional de História. O evento, que ocorre a cada dois anos, constitui-se na principal reunião da área, e sua diversificada programação atrai professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diferentes estágios da carreira, profissionais e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação.
A temática desta edição será “Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios”, para estimular o debate sobre a atuação dos historiadores, como cidadãos e como profissionais, em diferentes espaços: salas de aula, arquivos, bibliotecas, instituições culturais e de memória, organizações sociais, entre outros. Por outro lado, o momento é adequado para reflexões sobre o lugar da historiografia brasileira que considerem sua inserção em escalas espaciais mais amplas, contemplando tanto configurações regionais como o contexto global.
Da programação constam oito conferências, com a participação de historiadores nacionais e estrangeiros; 12 diálogos contemporâneos; simpósios temáticos; minicursos e oficinas. Estas, uma inovação a ser introduzida no XVIII Simpósio, destinam-se, sobretudo, aos professores dos ensinos fundamental e médio, que terão a oportunidade de compartilhar suas experiências didáticas, assim como de participar de atividades práticas, com vistas à formação continuada.
Mais informações no site do evento.