Transmissões ao vivo de licitações na UFSC somam 13 em 2014

09/02/2015 17:47

A UFSC realizou 13 transmissões ao vivo de sessões públicas de licitação em 2014, por iniciativa da equipe do Departamento de Licitações (DPL), da Pró-Reitoria de Administração (Proad). A primeira ocorreu em 27 de maio.

“É importante que a comunidade universitária se sinta parte desse processo”, diz o diretor do DPL, Ricardo Porto. “Nós trabalhamos pelo coletivo, não pelo particular, e as licitações são de interesse de todos.”

A equipe do DPL, criado em 2014, empenha-se em garantir que a transparência, exigida por lei, faça parte da rotina da Universidade. Toda segunda-feira, a agenda das licitações é atualizada no site, e uma série de formulários e modelos também foram acrescentados à pagina. Atualmente, com apoio da Diretoria-Geral de Comunicação (DGC), as tramitações, que são abertas ao público, terão mais uma forma de visibilidade. “Nós trabalhamos com licitações, lidamos com recursos públicos. É fundamental que a comunidade acadêmica tenha meios práticos de acompanhar nosso trabalho”, afirma Ricardo.

O diretor acrescenta que as transmissões ao vivo mantêm informados os alunos, técnicos-administrativos e professores dos campi. “Acredito que os mais interessados sejam os alunos, afinal, quando uma obra fica pronta ou um espaço público é concedido, são eles os que mais usufruem”, comenta o diretor.

Ricardo Porto reconhece ainda que a realização desse projeto não teria sido possível sem o trabalho em equipe que envolveu, além do DPL, o Gabinete da Reitoria, a Agecom e a TV UFSC. “Foram incansáveis para viabilizarmos este procedimento inédito na história da UFSC”, agradece.

As sessões são transmitidas pelo site do DPL, no link “Licitações ao vivo”. Os vídeos ficam armazenados na página do DPL.