UFSC 54 anos: conheça um pouco desta história

18/12/2014 07:00

brasao_ufscA UFSC foi criada com o nome de Universidade de Santa Catarina, em dezembro de 1960. Originou-se de sete faculdades isoladas, que inicialmente a compuseram, com a adição de uma nova. Foram elas, em ordem de data de fundação: Direito, Ciências Econômicas, Farmácia, Odontologia, Filosofia, Serviço Social, Medicina e Engenharia Industrial. As faculdades de Farmácia, Odontologia, Direito e Ciências Econômicas tinham suas raízes no Instituto Politécnico, fundado em 1917 com apoio do governo estadual, e na Academia de Comércio, uma instituição privada subsidiada pelo governo estadual, que absorveu o Instituto nos anos 1930. Nos anos seguintes à sua fundação, o Instituto Politécnico ofereceu os primeiros cursos superiores em áreas técnicas do estado. Portanto, a UFSC representou uma mutação significativa na evolução do ensino superior catarinense.

Durante as discussões que levaram à criação do curso de Direito em 1932, já se mencionava o interesse em criar uma universidade em Santa Catarina – de fato, buscava-se acompanhar um movimento que ocorria no país: nesse período foram criadas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Porto Alegre, hoje Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e consolidou-se a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma onda de criação de universidades públicas também ocorreu em cidades médias em 1960. Em dezembro daquele ano, ao final do governo de Juscelino Kubitschek, foram criadas as atuais universidades federais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Goiás, de Juiz de Fora, Fluminense, de Santa Catarina e de Santa Maria, sem mencionar faculdades e institutos isolados que foram federalizados.

O projeto inicial de fundar uma universidade estadual foi realizado cinco anos após a criação da UFSC, por meio da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, hoje denominada Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A história das duas universidades pioneiras do estado esteve, portanto, interligada desde o início.

Assim como outras universidades patrocinadas pela União, a Universidade de Santa Catarina recebeu a denominação de universidade federal pela lei nº 4.759, de 20/08/1965. Com a reforma universitária de 1969 (decreto nº 64.824, de 15/07/1969), as faculdades deram lugar às unidades universitárias, com a denominação de centros, os quais agregam os departamentos.

No ensino básico, o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, criados, respectivamente, em 1961 e 1980, atendem à educação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio. Além do ensino, constituem-se em campos de estágio supervisionado e de pesquisa e extensão para alunos e professores da UFSC e de outras instituições públicas. São espaços de formação, produção e socialização de conhecimentos.

A modalidade de ensino a distância começou na UFSC em 1995, com o Laboratório de Ensino a Distância (LED), privilegiando a pesquisa e a capacitação via projetos de extensão com a oferta de diversos cursos de aperfeiçoamento, formatados em videoaulas geradas por satélite. Diversos grupos envolveram-se em ações de educação a distância na UFSC, dentro do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que possibilitou o desenvolvimento da infraestrutura que viabilizou a oferta de cursos de extensão, graduação e especialização em grande parte do território nacional, contribuindo para a expansão da instituição.

Na modalidade de ensino presencial, a participação da UFSC, em 2008, no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), permitiu de forma significativa a oferta de novos cursos e vagas. Com base nos recursos desse programa, a UFSC também criou e instalou, em 2009, os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. O de Blumenau foi instituído em 2013.

Clique aqui para abrir o livro UFSC 50 Anos em pdf

UFSC 50 anos: Trajetórias e Desafios