Tese que trata do conceito de violência psicológica da Lei Maria da Penha recebe prêmio da Capes

17/12/2014 14:24
Foto: divulgação

Foto: divulgação

No dia 10 de dezembro, foi realizado o encontro anual do “Prêmio Capes de Tese” e “Grande Prêmio Capes de Tese”. O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Melhor Tese da Área Interdisciplinar. O trabalho  “Da dor do corpo à dor na alma: uma leitura do conceito de violência psicológica da Lei Maria da Penha” foi defendido em 2013 por Isadora Vier Machado, orientada por Miriam Pillar Grossi e coorientada por Mara Coelho de Souza Lago.

As orientadoras acompanharam Isadora à premiação, onde também estavam presentes autoridades da educação brasileira; os presidentes da Capes e do CNPq; a pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC, Joana Maria Pedro; e o coordenador do PPGICH, Selvino Assmann.

Na ocasião, Isadora manifestou-se: “Minha passagem pelo doutorado interdisciplinar, sem dúvida, marcou de forma especial toda a minha trajetória de formação. Foram anos desafiadores, mas que se consagraram da melhor forma possível – com a premiação da Capes. Tenho certeza de que este desfecho é apenas o resultado de uma caminhada construída com o suporte e o incentivo de pessoas muito especiais – minhas professoras, meus professores e os colegas que comigo conviveram no ‘DICH’. Jamais, no meu breve histórico de formação – passando pela graduação e pelo mestrado –, tive a chance de constituir laços tão francos! A certeza deste vínculo, e da força com que ele se consolidou em minha vida, eu vivi no dia da premiação, na presença festiva e motivadora das professoras Miriam, Mara e Joana, e do professor Selvino. Todas e todos sabemos que há dificuldades subjacentes ao processo de formação interdisciplinar: encontrar um espaço institucional, depois de terminado o doutorado, é uma delas; entretanto, acredito que nada disso pode nos desmotivar. Devemos figurar enquanto agentes de mudança, responsáveis por reconstituir um paradigma científico mais complexo e humano. Obrigada, professores! Como bem disse a professora Mara, ao final da premiação: ‘Daqui para frente, o que vier é o extraordinário!’”.

Mais informações: http://ppgich.ufsc.br/

Tags: Isadora Vier MachadoLei Maria da PenhaPPGICHPrêmio Capes de TeseUFSC