UFSC realiza quarto debate sobre institucionalização dos campi nesta quarta em Araranguá

25/11/2014 15:20

O quarto dos cinco fóruns sobre a institucionalização dos campi da UFSC será realizado nesta quarta-feira, 26, no auditório do campus de Araranguá. Com início às 16h, poderá ser acompanhado ao vivo pelo link http://server.stream.ufsc.br/ararangua. Os debates promovidos pela Administração Central são abertos à comunidade universitária e serão realizados em todos os campi. O cronograma de discussões segue até 4 de dezembro.

Um grupo de trabalho (GT) com representação paritária de todos os campi – um docente, um técnico-administrativo em Educação (TAE) e um estudante, cada um com seus respectivos suplentes – foi criado por meio da Portaria nº1871/2014/GR, de 24 de setembro de 2014, para elaborar as propostas. De acordo com o coordenador do GT, Carlos Antonio Oliveira Vieira, as discussões já foram feitas anteriormente pelos diretores dos campi e por membros do Gabinete da Reitoria. As reuniões públicas visam ampliar a discussão sobre o tema. “Nos fóruns, o grupo de trabalho vai apresentar à comunidade a metodologia da institucionalização, a estrutura atual e, pelo menos, três alternativas de institucionalização dos campi”, informa.

Os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville foram criados em 2009 com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), do Governo Federal. Uma pactuação entre a Universidade e o Ministério da Educação (MEC) viabilizou a criação do campus de Blumenau em 2014.

“Institucionalizar significa criar essa entidade campi fora de sede dentro do estatuto, do regimento e de todas as resoluções da Universidade, para que possam ter representatividade em todos os órgãos colegiados dessa instituição”, explica Vieira. A partir da institucionalização, os campi poderão ter centros de ensino e departamentos, estruturas necessárias para obter representação nos órgãos mencionados.

Todos os debates são transmitidos pela internet. Os fóruns já foram realizados em Curitibanos, Blumenau e Joinville.

Confira o cronograma dos próximos fóruns:

26/11 (quarta-feira), às 16h – auditório do campus de Araranguá

4/12 (quinta-feira), às 19h – auditório da Reitoria, em Florianópolis

Tags: AraranguáBlumenaucampiCuritibanosFlorianópolisFórunsinstitucionalizaçãojoinvilleUFSC