Tese de aluna da UFSC na área da saúde recebe menção honrosa

21/11/2014 15:43

Andea Petry, aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu a menção honrosa na categoria “Tese de Doutorado 2013” do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, realizado no dia 12 de novembro, em Brasília.

Com sua tese “Implantação dos Testes de Amplificação de Ácidos Nucléicos HIV/HCV Bio-Manguinhos na Triagem de Doadores de Sangue: questões epidemiológicas e logísticas”, orientada pelo professor Emil Kupek, Andrea foi uma das cinco finalistas entre os 460 inscritos na categoria. Sua pesquisa, apresentada em 2013, constatou que 13 transmissões de HIV e três de HCV em transfusões de sangue foram evitadas no Brasil no último ano por meio da implantação do NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos – um dos métodos de análise de vírus no sangue para transfusão.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que busca estimular a produção científica e proporcionar reconhecimento aos pesquisadores em saúde pelo seu papel no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Para mais informações sobre o prêmio, acesse  http://bit.ly/cienciasus

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: alunahonrosamençãotese