Simpósio na UFSC discute questões ambientais em perspectiva histórica

03/11/2014 16:38

simp_historia_ambientalEnquanto discussões sobre o impacto ambiental das atividades humanas e as possibilidades de torná-las mais sustentáveis ocupam cada vez mais espaços na mídia e no cotidiano das pessoas, a pesquisa acadêmica também vem se aprofundando nas reflexões acerca das relações entre os seres humanos e o meio ambiente. Compreender como elas foram construídas ao longo do tempo é uma das preocupações da História Ambiental.

Para ampliar essas reflexões e reunir pesquisadores, estudantes e interessados, o Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (Labimha) do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC realiza o 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, entre 5 e 7 de novembro. Com exceção dos simpósios temáticos, todas as atividades serão realizadas no auditório e hall da Reitoria da UFSC. Programação completa.

Além das apresentações de pesquisas em eixos temáticos variados, como Agricultura, Desastres Ambientais e Saberes de Comunidades Tradicionais, o evento terá conferências e debates com professores do Brasil e de outros países da América do Sul, apresentações de vídeos e lançamento de livros. O Simpósio também marca a reunião do Grupo de Trabalho em História Ambiental da Associação Nacional de História (ANPUH). “Nossos objetivos apontam para uma  maior  inserção  dos  pesquisadores brasileiros no debate mundial sobre a História Ambiental e, mais especificamente, sobre a História Ambiental na América Latina”, afirma a professora Eunice Sueli Nodari, coordenadora da Pós-Graduação em História e do Labimha.

Dentre os destaques está a conferência de abertura com José Augusto Pádua, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Intitulada O Dilema do Berço Esplêndido: o Brasil na História do Antropoceno, será realizada no dia 5 de novembro, às 10h da manhã. A fala de encerramento, às 16h30min do dia 7, está a cargo da ex-presidente da Sociedade Latino Americana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA), Claudia Maria Leal Leon. A professora da Universidad Nacional de los Andes (Colômbia) tratará do tema Selvas y fronteras em la História de América Latina.

Mais informações: .

http://www.labimha.com.br/3simposio/