II Encontro de Práticas Docentes de Educação Física do Mercosul esta semana na UFSC

24/11/2014 08:00

O II Encontro de Práticas Docentes de Educação Física do Mercosul ocorre na UFSC de 22 a 28 de novembro, articulado a dois eventos importantes: 1) III Simpósio de Formação de Professores e práticas Pedagógicas (MEN/CED) e busca mobilizar e articular estudantes dos cursos de licenciatura da UFSC, bem como de professores de diferentes áreas, aproximando universidade e educação básica;  2) I Festival Latino-americano de Práticas Corporais (DEF/CDS) através do intercâmbio entre educadores e professores de práticas corporais diversas como as danças, lutas, jogos populares, entre outras atividades extensionistas das três universidades envolvidas. O público alvo do evento é, prioritariamente, os professores, pais e alunos das redes pública e privada de ensino de Florianópolis, professores e estudantes dos cursos de licenciatura em educação física das universidades do Mercosul. As inscrições são gratuitas, pelo link.

As iniciativas de aproximação entre a universidade/formação inicial e as escolas públicas/ educação básica e comunidades, por meio dos estágios supervisionados e programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID[1], além da pesquisa e extensão realizados pela UFSC, têm proporcionado diversas experiências de ensino, formação e pesquisa/estudo pedagógico em campo, promovendo novas perspectivas no campo da educação física escolar e, consequentemente, na formação inicial e continuada de professores. T

Inscrições: encontromercosul.blogspot.com.br
Mais informações: simposioformacao2013.blogspot.com.br

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

DATAS 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2014, UFSC – FLORIANÓPOLIS/SANTA CATARINA/BRASIL

22/11Sábado 23/11Domingo 24/11Segunda 25/11Terça 26/11Quarta 27/11Quinta 28/11Sexta
Tarde  Abertura do I Festival Latino Americano de Práticas Corporais Oficinas de Práticas CorporaisCDS/UFSC Mesa Redonda 1 e 2Práticas docentesUFSC /UDELAR OficinasLANCHE COLETIVOBosque da UFSC Mesa Redonda 3Práticas docentesBrasil, Argentina e Uruguai Comunicações OraisE BannersPráticas Docentes Encerramento dos eventos
Noite  Oficinas de Práticas CorporaisCDS/UFSC OficinasEscola EBM Beatriz S. Brito e Colégio de Aplicação / UFSC FESTAConfraternizaçãoCAEF  / UFSC OficinasEscola EBM BeatrizNDI / UFSC OficinasCOLÉGIO DE APLICAÇÃO / UFSC

PROGRAMAÇÃO II Encontro de Práticas Docentes de Educação Física do Mercosul (Brasil, Uruguai e Argentina):

ABERTURA24 de novembro. (Local: Centro de Eventos da UFSC 9 h)

Conferência de Abertura – (Local: Centro de Eventos da UFSC, salas. 10 h)

Título: “UNIVERSIDADE, ESCOLA & COMUNIDADE: relações, saberes, formação, transformação.”

Conferencista: Antônio Romano. Coordenador: Fábio M. Pinto (MEN/CED)

Mesa 1 – 24 de Novembro. (Local: Centro de Convenções, salas. 13 h 30 – 15 h 15)

Título: Práticas docentes de educação física escolar (DEF/UFSC)

Convidados: Professores e estagiários da licenciatura em educação física / DEF. Coordenador: Cris Ker de Melo (CDS)

Mesa 2 – 24 de Novembro. (Local: Centro de Convenções, salas. 15 h 30 – 17 h 15)

Título: Práticas docentes de educação física escolar e comunitária (MEN/UFSC e UDELAR)

Convidados:  Carol Azevedo (Pibid – UFSC), Bruno Vicente (Pibid – UFSC) e Débora Brandalise (EBM BEATRIZ); Sérgio e Luciana Marcassa (EEB JUREMA); Ruben Bouza y Eduardo Martínez (UDELAR); Ana Peri y Cleber Rodríguez (UDELAR). Coordenador: Cecilia Sére (UDELAR, PPGE/CED)

25 de novembro.(Local: CENTRO DE CONVENÇÕES UFSC, 14 h)

Mesa 3 – 26 de Novembro. (Local: Centro de Convenções – Guarapuvú. 14 h – 17 h 30)

Título: Práticas docentes / estágios e formação de professores em educação física UFSC e UDELAR. (relacionado ao Projeto PMM – Redes 1)

Debatedores: Jaison J. Bassani (CDS/UFSC), Fábio M Pinto (CED/UFSC), Marcelo Giles (UNLP) Cecilia Ruegger y Jorge Rettich (UDELAR). Coordenador:  Raumar Rodríguez (CED/UFSC e UDELAR)

Visita às escolas – 25 de novembro.  (Escolas: Estadual Jurema Cavalazzi, Municipal Beatriz de Souza Brito, NEI Carianos, NDI e Estadual Getúlio Vargas. (09 h – 12 h) Responsáveis: Cátia Pereira, Adriana M. P. Wendhausen (Su), Debora Brandalise (Su) e Catiuscia Schneider, Karla Tives, Gilberto NDI e representantes do Getúlio Vargas.

ORGANIZAÇÃO:

COORDENAÇÃO GERAL: Fábio M. Pinto (CED/UFSC), Jaison José Bassani (CDS/UFSC), Cris ker de Melo (CDS/UFSC), Raumar Rodriguez (UDELAR/URUGUAI), Jorge Rettich (UDELAR/URUGUAI), Cleber Rodriguez (UDELAR/URUGUAI). COMISSÃO ORGANIZADORA: Professores da UFSC: Luciana Pedrosa Marcassa (CED/UFSC), Alexandre Fernandez Vaz (CED/UFSC),  Giovani L. Pires (CDS/UFSC), Francisco Emilio de Medeiros (CDS/UFSC), Rogério Santos Pereira (CDS/UFSC), Edgard Matiello Jr. (CDS/UFSC); Professores da UdelaR: Ana Peri, Ruben Bouza, Pablo Zinola; Professores da U. La Plata : Liliana Rocha; Professores das escolas: Debora Brandalise (EBM Beatriz S. B.), Catiuscia Schneider (EBM Beatriz S. B.), Karla Tives (EBM J. A. Rohr), Adriana Whendausen (NEI Carianos), Cátia Pereira (EE Jurema cavalazzi); Estudantes graduação: Priscila Limas da Silva, Daniela Teixeira, Juliana, Caroline, Bruno, Douglas, Leonardo, Jonatas, Maisa, Marina e Rosa (PIBID, Beatriz); Miriam, Breno, Vitoria, Giovana e Daniel (Pibid Rohr); Pibid (NEI Carianos); estágios DEF e MEN; Estudantes pós-graduação: André Justino dos Santos Costa (PPGEF/CDS); Danielle Torri (PPGE/CED).

Tags: CDSEncontro de Práticas Docentes de Educação Física do MercosulUFSC