UFSC sedia Seminário Estadual da Juventude

30/10/2014 12:40

Cerca de 300 jovens que vivem em assentamentos e acampamentos do Movimento Sem Terra (MST) em Santa Catarina se reuniram, na manhã da última terça-feira, 29, no

Seminário reúne cerca de 300 jovens no auditório Garapuvu da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC, para participar da abertura do Seminário Estadual da Juventude do Projeto de Olho na Terra. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 31, com programação artístico-cultural, capacitações, palestras, assembleia com movimentos estudantis e visitas a comunidades de Florianópolis.

O Seminário integra o projeto De Olho na Terra, voltado à inclusão digital da juventude do campo e à capacitação para o trabalho com tecnologias da informação e da comunicação (TICs). De acordo com o coordenador do Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA) da UFSC, Clarilton Ribas, o projeto é financiado por meio de edital do Ministério das Comunicações e está em sua segunda fase.

Apresentação teatral retrata dificuldades enfrentadas no campo. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

“Ele implica na instalação de cinco telecentros distribuídos em assentamentos do estado com equipamentos de computação, fotografia, vídeo, rádio. O objetivo é possibilitar à juventude do campo o amplo acesso ao mundo contemporâneo. Não é uma lan house rural, mas sim acesso privilegiado à cultura e à ciência”, explica. O primeiro núcleo foi instalado no início do ano em Rio Negrinho, na região Norte. A previsão é de que até dezembro o telecentro de Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, esteja em atividade.

Os jovens com idade entre 13 e 18 anos moram em municípios do interior do estado e ficarão instalados em alojamentos da Universidade durante os três dias. As refeições serão realizadas no Restaurante Universitário (RU). O evento é resultado de uma parceria entre o movimento social, a Universidade, o Ministério das Comunicações e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

“Para além de formar trabalhadores e trabalhadoras, esse país precisa formar cidadãos, pessoas que vejam o outro tão importante quanto a si”, disse a reitora Roselane Neckel, durante a cerimônia. A reitora ressaltou que o movimento social aponta para valores que a Universidade e a sociedade precisam ouvir, como solidariedade, partilha, simplicidade, carinho, emoção e a crença de que é preciso mudar. Representantes do Ministério das Comunicações, do INCRA e do MST também compuseram a mesa de abertura do evento.

Bruna Bertoldi Gonçalves

Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: inclusão digitalIncrajovensLeceraMinistério das ComunicaçõesMSTSeminário Estadual da JuventudeUFSC