Trabalhos do Pibic Ensino Médio carregam histórias de vida e o futuro da pesquisa científica

24/10/2014 20:16
Alunos do Ensino Médio mostraram seus trabalhos  - Foto Henrique Almeida

Alunos do Ensino Médio mostraram seus trabalhos – Foto Henrique Almeida

Na última sexta-feira, o 4º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio concluiu a SIC (Semana de Iniciação Cientifica), que integra a 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) –, no piso superior do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com apresentações orais no auditório da Reitoria e apresentação de painéis na Sala Aroeira do piso superior do Centro de Cultura e Eventos, ocorrerá a apresentação dos painéis confeccionados pelos alunos participantes os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Ensino Médio tiveram a chance de mostrar os resultados de suas pesquisas. Escolas de outras cidades do estado também puderam enviar os seus trabalhos para a mostra. As participantes desta edição são a Escola de Educação Básica Getúlio Vargas (Curitibanos), o Colégio de Aplicação da UFSC ( Florianópolis), a Escola de Educação Básica Professora Jandira D’Ávila (Joinville), a Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi (Araranguá), o Colégio Estadual Osvaldo Aranha (Joinville) e a Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar (Joinville).

Cada apresentação mostrou um jeito diferente de ver a pesquisa, uma ângulo especial, uma história de vida particular e o começo de uma caminhada em direção ao futuro. Fomos conhecer de perto cinco desses trabalhos e seus autores:

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: sonho de voar faz estudante colocar os pés no chão

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: a teimosia para enfrentar os estereótipos

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: estudo das águas de Sombrio desperta para a pesquisa científica

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: demonstração das Leis de Newton ajuda na reação contra timidez

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: da corrida espacial à engenharia naval

Tags: 4º Seminário de Iniciação Científica do Ensino MédioPibicPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaUFSC