SIC 2014: estudo analisa mulheres indígenas em movimentos sociais

24/10/2014 16:15

Andreia da Silva, da quinta fase de História da UFSC, apresentou nesta sexta-feira, 24 de outubro, seu estudo a respeito da trajetória de mulheres indígenas que se envolveram em movimentos sociais. A pesquisa analisou casos no Paraguai, Bolívia e Brasil.

DSC_0005

Andreia da Silva. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

O estudo foi desenvolvido durante um ano pela aluna Heloísa dos Santos no Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). Após esse período, Andreia da Silva foi convidada pela orientadora Joana Maria Pedro para continuar o projeto.

Nos quatro meses em que participou da pesquisa, a estudante interpretou entrevistas e analisou bibliografias sobre o tema. Concluiu que as mulheres indígenas sofriam repressão, em geral da família, quando participavam de movimentos sociais. Apesar disso, essas indígenas tiveram melhorias na educação, na área profissional e na saúde e apresentaram mais conhecimento sobre os direitos das mulheres.

Andreia pretende fazer mestrado e continuar na carreira acadêmica e iniciar outra pesquisa sobre mulheres em movimentos sociais, com foco nas ditaduras do Chile e do Brasil nos anos 70.

Tamy Dassoler/Estagiária de Jornalismo/DGC/UFSC

Tags: Andreia da SilvaSeminário de iniciação científicaUFSC