SIC 2014: Departamento de Arquitetura e Urbanismo realiza projeto para uma sociedade mais sustentável

24/10/2014 10:34

Felipe Ferraz de Miranda, estudante da 11ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentou na quinta-feira, 23 de outubro, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos, seu trabalho no 24º Seminário de Iniciação Científica (SIC) da UFSC. O graduando faz parte do grupo de pesquisa “O Solar Decathlon e o ensino de arquitetura para uma sociedade mais sustentável”, e sob a orientação do professor Jose Ripper Koscriou um dispositivo de automação que auxilia no desenvolvimento de uma arquitetura que incentiva os usuários a morar de um modo mais sustentável. Felipe participou da formatação e da arquitetura do software, que possui o seu desempenho e as suas relações em torno do meio ambiente.

Felipe Ferraz de Miranda - Foto Henrique Almeida-2

Felipe Ferraz de Miranda. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O objetivo da pesquisa é que, partindo da educação das pessoas em relação à sustentabilidade, consiga-se realizar esta arquitetura inovadora: “Nossa preocupação era o que poderia ser feito pra realmente ter uma casa e uma engenharia mais sustentável, de que modo os dados seriam usados e o que realmente valeria a pena mostrar ao usuário para ter um melhor conhecimento da arquitetura e dos aspectos climáticos”, comenta Felipe.

Para o pesquisador o interesse pela iniciação cientifica deve-se à sua afinidade com o assunto. Felipe relata que acha importante a pesquisa como desenvolvimento da arquitetura nessa parte tecnológica que se dá a partir da integralização com a engenharia.

Genaína Baumart/Estagiária de Jornalismo/DGC/UFSC