Instituto da UFSC desenvolve aplicativo ‘Meus exames’ para dispositivos móveis

21/10/2014 08:52

telemedicina2O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) de Santa Catarina lançou nesta semana o aplicativo “Meus exames”, disponível para dispositivos móveis (tablets e smartphones, nas plataformas Apple e Android). O programa permite que os pacientes tenham acesso a todos os exames médicos realizados no STT, disponibilizados em um banco de dados online.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela equipe do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os exames armazenados no STT são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, nas policlínicas municipais e hospitais públicos do Estado. Para cada exame é gerado um número de protocolo e um código QR, entregues ao paciente, que podem acompanhar o exame, desde a entrada no sistema até o laudo final.

Para baixar o aplicativo não é necessário ser cadastrado no STT ou ser paciente do sistema. Basta buscar por “Meus exames” na Play Store (Apple Store ou Google Play) conforme o sistema operacional do aparelho. A novidade  permite ainda que o paciente carregue no celular o seu histórico de exames, sem a necessidade de imprimi-los.

telemedicinaImagem código QR

Para ter acesso ao exame, o usuário deve executar o aplicativo apontando a câmera do aparelho para a imagem do código QR. Após alguns instantes, o paciente poderá visualizar o exame e se pronto, o laudo. Se existirem outros exames do mesmo solicitante, os mesmos serão listados para consulta.

Além de exames dermatológicos e de eletrocardiograma, são realizados pelo STT nos hospitais: tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom, endoscopia, raio-X, dentre outros. Nos dermatológicos, por exemplo, são tiradas fotos das lesões. As imagens são enviadas ao Portal do STT, onde um médico dá o encaminhamento de acordo com a classificação de risco. Dessa forma, médicos e pacientes cadastrados tem acesso aos exames médicos no Portal Telemedicina.

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde funciona desde 2005 e já realizou mais de 3,5 milhões de exames médicos e análises clínicas. Além do “Meus exames”, o grupo lançou em julho de 2014, o “Teleconsultoria” para profissionais da área da saúde.

Mais informações:

Telemedicina