Professor da UFSC lança livro sobre nanotecnologia e nanociência

24/09/2014 08:00

livroMarcio R. Loos, professor de física dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil, do campus da UFSC de Blumenau lançou o livro “Carbon Nanotube Reinforced Composites”. O livro foi publicado pela  editora Elsevier e já teve lançamento em nos EUA e  na Inglaterra.

O professor explica que a obra tem por objetivo introduzir o tema de nanocompósitos, nanociência e nanotecnologia a engenheiros e cientistas. Os fundamentos sobre nanotubos de carbono (NTC) são apresentados de forma didática considerando-se que o leitor não possui conhecimento prévio sobre o tema. O potencial de uso de NTC na melhoria de propriedades elétricas, mecânicas e térmicas de compósitos de matriz polimérica é discutido com base em resultados experimentais e modelos teóricos. A tecnologia atual por trás do processamento e síntese destes materiais é apresentada, e diversas aplicações atuais e visionadas para o uso de nanotecnologias são discutidas.

Loos destaca que um dos diferenciais do livro, em relação a outras obras internacionais na mesma área, é o enfoque didático adotado. O livro está recheado com diversos esquemas e figuras preparadas com o intuito de facilitar o aprendizado do conteúdo. Vários exemplos e exercícios resolvidos são apresentados em cada capítulo e um apêndice foi preparado com diversos exercícios propostos.

Informações: sites.google.com/site/professorloos/

Tags: Campus BlumenaulivroMarcio Loosnanotecnologia