Agenda Cultural: Programa Santa Afro Catarina promove passeio gratuito neste sábado

05/09/2014 15:30

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem o roteiro histórico “Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha” neste sábado, 6 de setembro. O roteiro apresenta aspectos da religiosidade e da cultura afro-brasileira através da história da Irmandade do Rosário de Florianópolis e dos registros de batuques na cidade. A narrativa ainda acompanha as transformações no uso do espaço público para as manifestações culturais de afrodescendentes, alvos de sucessivas proibições e repressão no século XIX.

O encontro é aberto a comunidade e gratuito. O ponto de encontro é na Figueira da Praça XV de Novembro, às 9h45min, e dispensa agendamento prévio. A saída está marcada para 10 horas. A visita será cancelada apenas em caso de chuva forte. 

Roteiros históricos associados à presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis são oferecidos todos os meses no primeiro sábado de cada mês. Seus condutores são profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História. Trata-se de uma realização conjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED).

Serviço:

O quê: Roteiro histórico “Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha”
Quando: sábado (6/9), às 9h45min
Ponto de encontro: Figueira da Praça XV de Novembro – Florianópolis;
Condutor: Felipe
Contato: santaafrocatarina@gmail.com / (48) 96188897
Programa de Educação Patrimonial Santa Afro Catarina: http://santaafrocatarina.blogspot.com

Tags: devoção ao Rosáriofestas de africanos na IlhaSanta Afro CatarinaUFSC