Colóquio internacional homenageia centenário do escritor argentino Júlio Cortázar

22/09/2014 15:52

O colóquio internacional em homenagem ao centenário do escritor argentino Júlio Cortázar começou nesta segunda-feira, 22 de setembro, às 10h, no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pelo Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, em parceria com o Consulado Argentino, o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), e a Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC.

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

Colóquio em homenagem a escritor argentino. Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC

A cerimônia de abertura contou com a presença da coordenadora da pós-graduação em Literatura da UFSC, professora Maria Lúcia de Barros Camargo, e do cônsul da República Argentina, ministro Alejandro Verdier. “Temos orgulho de Cortázar. Suas obras são um produto tipicamente argentino, que adolescentes continuam a descobrir pelo mundo. Ele é um dos símbolos de nossa cultura. Academicamente, consideramos que a UFSC é a melhor universidade de Santa Catarina, e por isso buscamos esta parceria, que é a primeira de muitas”, afirmou Verdier.

A programação do colóquio inclui a apresentação do livro Cortázar en Mendoza. Un encuentro crucial, de Jaime Correas – escritor e jornalista, convidado para apresentar seu livro também na Embaixada da Argentina, em Brasília –, e a exposição do artista argentino Miguel Rep, que integra o evento e exibirá seus cartuns na Fundação Cultural Badesc, até o dia 26 de setembro. A exposição foi trazida da França, onde ocorreu em abril, no Salão do Livro de Paris.

- Mostra de Cinema: até 24 de setembro, no auditório Henrique Fontes, CCE.
- Colóquio Internacional: até 24 de setembro, no auditório Henrique Fontes, CCE.
- Exposição de Cartuns: até 26 de setembro – Fundação Badesc.

Confira os horários na programação.

Mais informações: (48) 9696-7006 ou

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC