Agenda Cultural: documentário inédito ‘500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina’ nesta sexta

26/09/2014 13:04

filipeta_virtual_03O documentário inédito 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, estreia nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 17h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A sessão é um dos destaques do Circuito Universitário de Cinema – uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências –, que está ocorrendo em universidades, escolas e instituições de ensino de todo o Brasil. As mostras são gratuitas, e outras sessões ainda serão realizadas em instituições de ensino do estado em setembro.

Coproduzido aqui pela MPC & Associados, 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina foi filmado na Argentina, e no início de 2014, no Brasil. Uma das personagens é Estela de Carlotto – presidente da “Abuelas de Plaza de Mayo” –, cujo neto, de 35 anos, acabou de ser encontrado. A notícia foi manchete nos jornais na primeira semana de agosto. Com ele, já são 114 os netos encontrados.

Sinopse

Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Nesse período, famílias inteiras foram despedaçadas pela repressão clandestina empreendida por um Estado terrorista, que ceifou a vida de cerca de 30 mil argentinos. Dentre as práticas mais aterradoras desse regime estava o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes como espólio de guerra.

A partir da iniciativa da “Abuelas de Plaza de Mayo”, criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. Reunidos às suas famílias reais e às suas verdadeiras identidades, os jovens nascidos nas maternidades dos campos da morte, juntamente com as Avós da Praça de Maio, confrontam, em 2011, perante o Tribunal de Buenos Aires, os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade: um caso histórico, único e universal. O documentário narra essa incansável luta das avós e seus netos, que continua diariamente – até que o último dos 500 seja encontrado.

Duração: 100 minutos.
Gênero: documentário.