Agenda Cultural: 8ª Primavera dos Museus debate sobre temas da atualidade

19/09/2014 08:22

image001A 8ª edição da Primavera dos Museus ocorrerá de 22 a 28 de setembro de 2014 com o tema Museus Criativos. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus ocorre anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Dia 23 de setembro, das 13h30min às 17h30min
Oficina Memória Lúcida em Ação, com a artista Pauline Zenk
Local: sala do Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC)

Dia 24 de setembro, às 14h
Mesa-redonda História, Memória e Criatividade
Local: auditório do MHSC

Convidados:
– Pauline Kisner (Grupo Sociedade Histórica Destherrense)
– Anderson Tsukiyama (Coordenador do SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural)
Mediador: Valdemar de Assis Lima (coordenador de Estágio Acadêmico da Coordenadoria Especial de Museologia – CEM/UFSC)

Dia 25 de setembro, às 19h
Projeção do filme curta-metragem D.T.Tive
Local: auditório do MHSC

Sinopse: Domingos Tertuliano Tive, o D.T.Tive, é um personagem literário de ficção, criado em 1983 pelo escritor catarinense Jair Francisco Hamms. Suas crônicas foram publicadas originalmente no jornal O Estado e reunidas em livro pela Editora da UFSC no mesmo ano. Em 2013, foi publicada a 2ª edição da obra, escolhida para a lista de livros do vestibular da UFSC e da Udesc de 2014.

De 22 a 28 de setembro
Exposição Memória Lúcida – Uma Pesquisa da Memória Coletiva Visual Brasileira, da artista visual alemã Pauline Zenk
Exposição de longa duração do MHSC:
Ação educativa, visita guiada  nas salas expositivas do museu, com grupos pré-agendados.

Atividade programada de terça a domingo.

Museu Histórico de Santa Catarina
Palácio Cruz e Sousa, praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis (SC)
mhsc@fcc.sc.gov.br

Visitação no museu: