Pesquisa expõe baixo consumo de frutas, verduras e legumes entre universitários

20/08/2014 15:32

Pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a dissertação de mestrado da nutricionista Caroline Bandeira, orientada pelo professor Emil Kupek, avaliou a associação do consumo de frutas, legumes e verduras com a prática de atividades físicas em estudantes universitários, além dos fatores sociodemográficos e comportamentais associados. Trata-se de um estudo transversal, com amostra de 1.324 universitários da UFSC em Florianópolis.

O consumo de frutas, verduras e legumes e a prática de atividades físicas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, ao passo que a má alimentação e o sedentarismo são importantes fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

No ano de 2012, universitários a partir de 18 anos de idade responderam um questionário sobre o hábito de consumir frutas, verduras e legumes; a frequência e a duração da prática de atividades físicas; e o hábito de fumar – também foram coletados dados socioeconômicos e demográficos.

Constatou-se na pesquisa que a média do consumo diário de frutas, verduras e legumes é menor que duas vezes ao dia; as mulheres os consomem mais do que os homens; e quanto maior a idade, maior a média de consumo. Do total de entrevistados, 38,6% praticam menos que 10 minutos ao dia de atividades físicas, 24,9% entre 10 e 19 e 36,5% mais que 20.

Os resultados evidenciam que o consumo de frutas, verduras e legumes em ambos os sexos é baixo, o que mostra que são necessárias ações de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis, com a adoção de estratégias educativas, principalmente entre universitários, enfatizando a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas.

Fonte: Caroline Bandeira
nut.carolbandeira@hotmail.com

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Tags: Caroline BandeiraEmil KupekPPGSCUFSC