Aluna da UFSC vence Prêmio Henri Nestlé na categoria ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’

28/08/2014 23:00
Aluna da UFSC, Isadora Martins Pontalti, vencedora da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé na área Ciência e Tecnologia de Alimentos. Foto: Divulgação Nestlé

A graduanda do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Isadora Martins Pontalti, é um dos destaques da 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. O evento, que incentiva a produção científica nacional, contou em 2014 com o apoio de mais de 170 instituições de ensino. A jovem pesquisadora conquistou o 1º lugar na categoria “Ciência e Tecnologia de Alimentos”. A avaliação final dos trabalhos e a cerimônia de premiação foram realizadas na última quarta-feira (27), na sede da empresa no Brasil, localizada na cidade de São Paulo.

O estudo feito por Isadora investigou o uso da cera de cana-de-açúcar para solidificar óleo de soja e propõe a utilização desse óleo gel como substituto de gorduras trans. “Comprovadamente, as gorduras trans aumentam o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Elas são encontradas em bolachas recheadas, sorvetes e chocolates com biscoito e caramelo. Hoje em dia, sabemos os malefícios dessa gordura, mas a indústria não tem uma opção que a substitua”, explica a estudante. Ela ressalta o potencial de aplicabilidade do óleo gel na produção de alimentos e cosméticos e na indústria farmacêutica.

As análises da pesquisa foram feitas na University of Guelph, no Canadá. A viagem de estudos foi viabilizada pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. O trabalho de conclusão da aluna foi orientado pela professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC e pela vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em  Ciência dos Alimentos (PPGCAL), Jane Mara Block. O trabalho foi apresentado no final do ano de 2013. “Este trabalho, além de inovador, apresenta o aproveitamento do resíduo. A cera que a Isadora trabalhou vem de um resíduo produzido em grande quantidade no Brasil. Com a mesma importância, a pesquisa propõe a substituição da gordura trans”, afirma a orientadora.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFSC, Heliete Nunes, participou da cerimônia de premiação. “A Universidade demonstra sua excelência em momentos como este, em que uma aluna premiada desponta como pesquisadora e pode contribuir para o desenvolvimento nutricional da população”, pondera.

Vencedores da 4ª edição do Prêmio Nestlé nas áreas Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Pública. Foto: Divulgação Nestlé

Representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) concorreram na categoria de Isadora – destinada a estudantes e profissionais de graduação ou de pós-graduação lato sensu – com os projetos “Desenvolvimento de paçoca de soja enriquecida com linhaça” e “Sobremesa láctea desenvolvida à base de kefir e macroalgas marinhas apresenta alto teor de fibra alimentar e alegação probiótica”.

Profissionais e estudantes de pós-graduação stricto sensu também participaram da seleção, que contemplou, ainda, as áreas “Nutrição em Saúde Pública” e “Nutrição Clínica”. O Prêmio Henri Nestlé é realizado a cada dois anos. Os interessados enviam resumos dos trabalhos, e há a seleção dos dez melhores para avaliação integral. As apresentações orais dos resultados dos finalistas de cada área –avaliadas por uma comissão científica composta por dez profissionais reconhecidos dentro do seu campo de atuação – configuram a fase final.

Há três semanas, Isadora iniciou o mestrado em Sustainable Management of Food Quality, na Université Montpellier I, na França. A viagem ao Brasil foi custeada pela empresa promotora do evento. Na próxima semana, será realizada a formatura da estudante, que ganhou um notebook, R$ 2.500, troféu e certificado de participação. “A sensação é de reconhecimento do trabalho”, sinaliza a vencedora.

Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC