Encontro Pró-PET Saúde discute desafios dos programas de Educação Tutorial

29/07/2014 17:29

Na segunda-feira, 28 de julho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi realizado o 1° Encontro Estadual Pró-PET Saúde, com palestras, oficinas e rodas de discussão. Os temas foram divididos em três eixos: integração entre ensino, serviço e comunidade; sustentabilidade e interdisciplinaridade; interprofissionalidade e intersetorialidade.

Pró-PET Saúde - Foto Henrique Almeida

1° Encontro Estadual Pró-PET Saúde contou com palestras, oficinas e rodas de discussão na UFSC. Foto: Henrique Almeida/UFSC

A palestra da assessora Angélica Maria Bicudo, do Ministério da Saúde, abordou os desafios dos programas de educação tutorial (PETs) – tema de debates nas rodas de discussão. Entre eles estão a falta de estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o PET, a falta de conhecimento dos alunos sobre a realidade de trabalho e a resistência entre os profissionais da área de saúde. Algumas medidas indicadas para resolver esses problemas foram a inclusão do PET no currículo dos cursos e uma maior divulgação do programa para profissionais do SUS e para a Universidade.

O evento, que foi uma demanda do governo federal após a realização do encontro nacional dos PETs de saúde, também serve de preparação para o encontro dos PETs do Sul do Brasil. O 1° encontro estadual teve 250 inscritos entre professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina de dez universidades de Santa Catarina.

Mais informações: Setor de Educação em Saúde – e-mail: educaemsaude@gmail.com

Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC