Estudo de egresso da UFSC vence prêmio internacional para pesquisas científicas

03/06/2014 17:10

Com o título “Butirato e Propinato melhoram desempenho zootécnico de Litopenaeus vannamei”, o estudo do pesquisador Bruno Corrêa da Silva, doutor em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiado na última edição do prêmio Alltech Young Scientist (AYS) – que busca estimular o pensamento científico entre estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo – com a segunda colocação entre os vencedores regionais da América Latina.

Esse trabalho foi um dos três estudos desenvolvidos a partir de sua tese “Sais orgânicos como aditivos alimentares para camarão marinho Litopenaeus vannamei”, orientada pelo professor Walter Quadros Seiffert e coorientado pelo engenheiro agrônomo Felipe do Nascimento Vieira.

O Litopenaeus vannamei é a maior espécie de camarão em cativeiro, e a mais produzida comercialmente no mundo. Em sua pesquisa, Bruno Corrêa concluiu que sais orgânicos como o butirato e o propinato de sódio são produzidos por bactérias probióticas como os lactobacillus, que são capazes de trazer diversos benefícios ao hospedeiro (camarão), como inibir bactérias patogênicas no trato intestinal e aumentar a digestibilidade da ração.

O Laboratório de Camarões Marinhos (LCM) da UFSC, vinculado ao Departamento de Aquicultura, é referência no Brasil, e, desde a sua criação em 1984, desempenha papel tanto nos estudos como na produção de camarões em Santa Catarina; durante um período, chegou a fornecer pós-larvas para unidades de produção no estado. Atualmente, o laboratório desenvolve diversas pesquisas científicas de ponta na área, enquanto prepara alunos de graduação em Engenharia de Aquicultura e de pós-graduação em Aquicultura (mestrado e doutorado).

Mais informações:
AYS: http://pt.alltech.com/education/alltech-young-scientist/about