UFSC realiza nesta terça primeira transmissão ao vivo de licitação de obra

26/05/2014 16:00

Nesta terça-feira, 27 de maio, às 9h30min, será realizada, pela primeira vez na UFSC, a transmissão ao vivo de uma sessão pública de licitação. Iniciativa da equipe do Departamento de Licitações (DPL), a transmissão busca aproximar a comunidade acadêmica dos processos licitatórios da Universidade. “É importante que toda a comunidade da UFSC se sinta parte desses processos”, diz o diretor, Ricardo Porto. “Nós trabalhamos pelo coletivo, não pelo particular, e as licitações são interesse de todos”.

As sessões serão transmitidas pelo site do Departamento de Licitações, no link “Licitações ao vivo”. Apenas nesse mês já estão marcadas quatro sessões públicas de licitação de obras pelo novo Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Confira abaixo a tabela das licitações – as três primeiras não terão transmissão ao vivo, mas são abertas à comunidade; a partir do dia 27 de maio, todas serão transmitidas ao vivo, e os vídeos ficarão armazenados na página do DPL.

A equipe do recém-criado Departamento de Licitações se empenha em garantir que a transparência, exigida por lei, faça parte da rotina do público da Universidade. Toda segunda-feira, uma espécie de agenda das licitações é atualizada no site (no link “Agenda e realizações do DPL”, é o anexo “AGENDA DPL: Planilha de Movimentação Processual DPL”), e uma série de formulários e modelos também foram acrescentados à pagina. Agora, com apoio da Diretoria-Geral de Comunicação (DGC), as tramitações, que são abertas ao público, terão mais uma forma de visibilidade. “Nós trabalhamos com licitações, lidamos com recursos públicos, é fundamental que a comunidade acadêmica tenha meios práticos de acompanhar nosso trabalho”, afirma Ricardo Porto.

O diretor acrescenta que as transmissões ao vivo mantêm os alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos outros campi mais informados. “Acredito que os mais interessados serão os alunos, afinal, quando uma obra fica pronta ou um espaço público é concedido, são eles os que mais usufruem”, comenta o diretor do Departamento, Ricardo Porto. Em 2014, já foram licitadas duas concessões de uso de espaço público, e cinco estão em andamento. Nesta terça-feira, 20/05, será licitada a primeira obra.

Ricardo Porto reconhece ainda que a realização desse projeto não teria sido possível sem o trabalho em equipe que envolveu, além do DPL, o Gabinete da Reitoria, Agecom e TV UFSC. “Foram incansáveis para viabilizarmos este procedimento inédito na história da UFSC”, agradeceu.

Agenda de Licitações Presenciais – DPL

MODALIDADE

CERTAME

OBJETO

VALOR ESTIMADO

DATA DE REALIZAÇÃO

HORÁRIO

003/2014

Reforma dos laboratórios de rádio e telejornalismo, auditório, vestiário e laboratórios de figurino.

CCE

R$ 414.693,17

20/05/14

023/2013

Restauração das esquadrias dos edifícios das Fortalezas da Ilha SC

SECULT

R$ 716.377,06

22/05/14

002/2014

Construção da segunda etapa do prédio da Usina de Alimentos do CCA.

R$ 675.700,87

23/05/14

001/2014***

Ampliação do prédio do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (Bloco A – Etapa 1)