Simulação de organizações internacionais reúne 14 escolas do ensino médio

30/04/2014 08:10

Alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina participam da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (SiEM), no dia 16 de maio (sexta-feira), a partir das 8h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para discutirem de forma aprofundada fatos históricos e assuntos da atualidade que causam impactos na sociedade. No evento, cada colégio representará um país e os estudantes estarão no papel de autoridades como chefes de estado e diplomatas.

O SiEM é um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de Relações Internacionais (RI) da UFSC, coordenado pelas professoras Patrícia Ferreira Fonseca Arienti e Graciela de Conti Pagliari. O objetivo é fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais (ONU, COP 15, União Europeia etc).

Nesta quarta edição, serão debatidos os seguintes temas:
A Crise Constitucional do Mali – Assembleia Geral das Nações Unidas;
A Violação dos Direitos Humanos na Síria – Assembleia Geral e Conselho de Segurança das Nações Unidas;
O Uso do Véu Islâmico – Conselho da União Europeia.

O projeto consolidou-se na UFSC e cresce a cada edição. Neste ano, serão 14 escolas participantes: Aplicação, Catarinense, Geração, Colégio da Lagoa, Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, Colégio Estadual Simão José Hess, Imaculada Conceição, Autonomia, Escola da Ilha, Energia, Instituto Estadual de Educação, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Araranguá e Florianópolis e COC Florianópolis. Os calouros de RI participam nas delegações juntamente com os alunos do ensino médio.

Alunos do curso de Relações Internacionais da UFSC reúnem-se no CSE para organizar o SiEM 2014. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Em contagem regressiva para o SiEM, alunos da comissão organizadora reúnem-se, semanalmente, para discutir os preparativos finais do evento que estima reunir, em média, 400 alunos. O encontro foi nesta quarta-feira, 23 de abril, na sala dos Conselhos do Centro Socioeconômico (CSE).

Larissa Kerber e Maurício Luiz Munarini, alunos da quinta fase de RI, participaram pela primeira vez do SiEM quando eram calouros. Gostaram tanto do resultado do projeto que decidiram fazer parte da organização. Maurício destaca que foi o primeiro contato com muitos assuntos que iria aprender na universidade. “A diferença está em defender uma opinião contrária a sua, escutar o outro lado, ser mais coerente e não ter uma opinião tão cega”. Larissa complementa que o participante aprende a articular, “para criticar você tem que primeiro compreender”. Para ambos, esta experiência foi bastante rica e única, pois desenvolve o senso crítico, modifica a forma de pensar o mundo e suas diferentes culturas, adquire conhecimentos, habilidades e aptidões – como oratória, negociação, interação, postura, tolerância – que servirão para a vida pessoal e profissional.

Para ser um colaborador ou patrocinador deste projeto que promove o intercâmbio entre Universidade e comunidade, entre em contato com Larissa – (48) 9681-0670 / larrissahgkerber@gmail.com – ou Maurício – (48) 9617-0009.

Regras e funcionamento: http://ufscsiem.files.wordpress.com/2014/03/guia-simulac3a7c3a3o-2014-oficial1.pdf

As inscrições estão disponíveis com professores e coordenações de cada escola participante.

E-mail: siem.ufsc@gmail.com
Página oficial: siem.ufsc.br
Facebook: https://www.facebook.com/siemufsc

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC