Divulga UFSC – 23/4/2014 – Edição 337

23/04/2014 18:20

23/4/2014 – Edição 337

Audiência pública nesta quarta discutirá ascensão profissional na carreira docente

A Comissão de Proposição de Normativa para Ascensão a Professor Titular de Carreira do Ensino Superior, nomeada pela portaria nº 479/2014/GR, promove, no dia 23 de abril, uma audiência pública para discutir a normativa que definirá as regras de ascensão a professor titular na carreira de docente do ensino superior. A audiência será às 18h30min, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (térreo do bloco H). Haverá transmissão ao vivo. Saiba mais.

Palestra ‘Vida Profissional de um Arquiteto Paisagista’ nesta quinta

A palestra “Vida Profissional de um Arquiteto Paisagista”, com o professor Paulo Cezar Gobbi, será realizada no dia 24 de abril, às 19h, no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e abordará temas relacionados à vida profissional do arquiteto paisagista, além de como lidar com o escritório e os clientes. Mais informações: (48) 9609-7011.

Minicurso gratuito de introdução ao pensamento de Nietzsche

O minicurso Introdução ao Pensamento de Nietzsche será realizado na Casa da Memória, localizada na Rua Padre Miguelino, 58, Centro (Florianópolis) de 29 de abril a 8 de agosto, e pretende apresentar aspectos centrais de sua filosofia e indicar a presença de suas ideias no debate contemporâneo das ciências humanas. O evento é gratuito, e será fornecido certificado. Inscrições pelo e-mail dialogosintempestivos@gmail.com. Mais informações.

Inauguração do Núcleo Ressacada de Pesquisas prevista para 29 de abril

As instalações do Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (Rema), vinculado ao Centro Tecnológico da UFSC, foram construídas mediante o projeto “Implantação de uma infraestrutura laboratorial e de apoio para o desenvolvimento de pesquisas avançadas em avaliação e remediação de áreas impactadas”, financiado pela Petrobras. São 1.300 m² na Fazenda da Ressacada, com inauguração prevista para o dia 29 de abril. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura da UFSC, e o investimento da Petrobras foi de R$ 2,6 milhões, administrados pela Fundação do Ensino de Engenharia de Santa Catarina (Feesc). Mais informações: henry.corseuil@ufsc.br.

Pós em Enfermagem da UFSC recebe pesquisadora dos Estados Unidos

A professora Mary K. Anthony – professora e coordenadora de Pesquisa do doutorado da Escola de Enfermagem da Kent State University, Ohio, Estados Unidos – desenvolverá, entre 20 de abril e 20 de maio, atividades de ensino e pesquisa com estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC). Saiba mais.

2º Seminário de Política de Acervos

O 2º Seminário de Política de Acervos será realizado no dia 9 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFM), no campus da UFSC no bairro Trindade, em Florianópolis. As inscrições vão até o dia 5 de maio, pelo e-mail reva@museus.gov.br, e os interessados devem enviar nome completo, telefone, formação e instituição, caso estejam vinculados a uma. O evento é uma realização do Museu Victor Meirelles, em parceria com a Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles e a coordenação em Museologia da UFSC. Saiba mais.

Inscrições até 7 de maio para o Prêmio Fapeu de Divulgação Científica

Prorrogado até o dia 7 de maio o prazo de inscrições e envio de trabalhos para a terceira edição do “Talentos – Prêmio Fapeu de Divulgação Científica”, que objetiva estimular, divulgar e prestigiar textos produzidos por estudantes de graduação da UFSC que tenham como tema projetos ou grupos de pesquisa apoiados pela Fapeu. Alunos regularmente matriculados em todos os cursos podem participar, e as inscrições devem ser feitas on-line. Saiba mais.

INEP: inscrições até 9 de maio para cadastro de elaboradores e revisores do Enade

Desde o dia 17 de abril, docentes em exercício nos cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014 podem se inscrever como elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI). Os selecionados passarão por capacitação promovida pelo Inep, na modalidade a distância, para divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI. A inscrição deve ser efetuada exclusivamente no portal do Inep, até 9 de maio. Saiba mais.

UFSC sedia III Colóquio Merleau-Ponty

O III Colóquio sobre Merleau-Ponty, com o tema “O que se pode criar hoje a partir do legado de Merleau- Ponty?”, será realizado de 14 a 16 de maio. O evento tem ganhado cada vez mais respaldo e notoriedade, pois, em várias regiões do Brasil, principalmente nas universidades, têm sido desenvolvidos vários projetos de extensão, os quais se ocupam de produzir a inclusão cultural no campo das Artes Integradas, da Filosofia, da Práxis Política e da experiência Clínica, tomando como matriz teórica as ideias do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Saiba mais.

Cinema, Chá e Cultura exibe ‘Jane Eyre’

O filme Jane Eyre (2011), de Cary Fukunaga, uma coprodução Reino Unido-Estados Unidos, com Mia Wasikowska, Michael Fassbender e Jamie Bell, será exibido nesta sexta-feira, 25 de abril, na Fundação Badesc: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis, às 19 horas. Ambientado na Inglaterra do século XIX, o longa-metragem conta as desventuras de Jane, que, após uma infância triste, torna-se governanta e se apaixona pelo soturno patrão. A história baseia-se no romance homônimo escrito por Charlotte Brontë, um clássico da literatura inglesa publicado em 1847, que enseja a discussão de temas ainda muito atuais. Saiba mais.

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterTwitter