Divulga UFSC – 22/4/2014 – Edição 336

22/04/2014 20:47

22/4/2014 – Edição 336

PRAE amplia em quase 42% número de bolsas em dois anos

A Administração Central da UFSC, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), viabilizou 860 novas bolsas do Programa Bolsa Estudantil UFSC entre maio de 2012 e março de 2014. O edital do processo seletivo publicado no dia 26 de março de 2014 disponibilizou 305 novas bolsas, em uma ação que faz parte da política de permanência estudantil da Universidade. Alunos dos campi de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville são atendidos pelo programa, conforme o Relatório de Gestão da PRAE referente a 2013. Saiba mais.

UFSC promove concurso público para técnicos-administrativos com 55 vagas em todos os campi

Publicado o Edital n.º 172/DDP/2014 com vagas para a carreira Técnico-Administrativa em Educação para os campi de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos. As inscrições iniciaram em 16 de abril e seguem abertas até as 23h59min do dia 5 de maio de 2014. Mais informações.

Seminário de História da Ciência e da Tecnologia reúne pesquisadores de diversos países e especialidades

A Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) realizará o 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia entre os dias 8 e 11 de outubro de 2014, na cidade de Belo Horizonte, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Promovido desde 1986, este é o mais importante evento nacional da área, congregando pesquisadores de diversos países e especialidades. Prazo para inscrição de trabalhos: 26 de abril. Mais informações no site 14snhct.sbhc.org.br.

Inscrições abertas para oficinas sobre fonética e fonologia

O Núcleo de pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE) e o Programa de Pós-graduação em Inglês (PGI) promovem nos dias 12 e 13 de maio uma série de seminários e workshops sobre a aplicação e a teoria na pesquisa fonético-fonológica. O evento irá reunir professores de diversas instituições de ensino superior. Todos os seminários serão realizados na sala Drummond, térreo do Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B. Informações e inscrições.

Lançada 2ª edição da revista digital Expressão Gráfica Tecnologia & Ciência

No dia 14 de abril foi lançada a segunda edição da revista digital Expressão Gráfica Tecnologia & Ciência, projeto desenvolvido pelo curso de Design da UFSC, com apoio da Bolsa Secult. A nova edição mantém a proposta inicial de apresentar de forma transdisciplinar as ações de destaque no curso de Design e demais cursos da instituição, como projetos e obras artísticas dos talentos universitários, fazendo com que as diversas formas de expressão sejam compartilhadas e valorizadas perante a Universidade e a sociedade em geral. Saiba mais.

Palestra com Edson Minatti celebra os 10 anos do Polissol

O professor Edson Minatti, do Departamento de Química da UFSC, ministra nesta quarta-feira, 23 de abril, às 10h, no auditório do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), a palestra “Da Macromoléculas a Nanoestruturas: 10 anos do POLISSOL”. A palestra aberta ao público e gratuita será promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC. Informações: iolanda.vieira@ufsc.br e ppgqmc.posgrad.ufsc.br.

Rede de atenção às urgências e emergências de saúde em debate na UFSC

A conferência “Rede de atenção às urgências e emergências no cenário nacional e no estado de Santa Catarina” será realizada no dia 25 de abril, às 14h, no auditório do bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Os conferencistas serão Anderson Messias Silva Fagundes, Coordenador das Redes de Atenção às Urgências e Emergências do Ministério da Saúde; Angela Blatt, enfermeira do Departamento de Saúde Pública da UFSC; e Rosani Ramos Machado, professora do Departamento de Enfermagem da UFSC.

Agenda Cultural

Semana de Exposição e CinePET Serviço Social

O PET Serviço Social programou algumas atividades culturais para esta semana. Iniciou nesta terça-feira, 22 de abril, às 14h, a exposição de fotos históricas do grupo PET e cartazes do CinePET. A visitação está aberta no hall do Centro Sócioeconômico (CSE). No dia 24 de abril, às 15h, ocorre a Roda de Conversa sobre cinema com o professor Jair Fonseca e, no dia 25, às 14h, encerramento da exposição e primeiro CinePET do ano com a exibição do filme “Educação Proibida”, com direito a coffee break, na sala 217 do Bloco D do CSE.

PET Pipoca Nutrição exibe ‘Sabe da Verdade Sobre o Leite?’

O PET Pipoca Nutrição convida a comunidade para assistir a um bom filme, comer pipoca e debater. O primeiro filme a ser exibido será o documentário “Sabe da Verdade Sobre o Leite?” (2008), no dia 25 de abril, às 18h, na sala 903 do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O projeto visa divulgar filmes e documentários sobre nutrição e alimentação, bem como servir de espaço para o debate, a integração entre as fases do curso de Nutrição e de conhecimento.
Evento é gratuito e com certificado de participação.
Mais informações.

Cine Paredão exibe documentário ‘Tempo de Resistência’

Concluindo a Mostra 50 Anos de Golpe Militar, o Cine Paredão traz um dos documentários mais importantes do período, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19 horas, no Bosque do CFH. Baseado no livro “Tempo de Resistência” de Leopoldo Paulino, o documentário homônimo é o mais completo sobre a luta do povo brasileiro contra a ditadura militar. A partir do depoimento de pessoas diretamente envolvidas na resistência à ditadura, e impactantes imagens de arquivos, Tempo de Resistência revela a História deste longo e nebuloso período, que se estendeu por 21 anos, resgatando a memória do nosso país. Embalado pelas músicas de Chico Buarque, Francis Hime e Geraldo Vandré entre outras. Continue a leitura.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterTwitter


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Relações Públicas da Diretoria-Geral de Comunicação

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824