Arte na Escola oferece curso Fundamentos da Linguagem Gráfico-Visual

17/04/2014 08:50

Estão abertas as inscrições para o curso Fundamentos da Linguagem Gráfico-Visual, a ser realizado pelo programa Arte na Escola – Polo UFSC, de 23 de abril a 28 de maio, no Colégio de Aplicação, em Florianópolis. O curso é direcionado a professores da rede pública de ensino, estudantes e profissionais da área e público em geral.

Ao todo, serão seis encontros, às quartas-feiras, das 13h30min às 17h30min, com aulas nos dias 23 e 30 de abril e 07, 14, 21 e 28 de maio. A carga horária total do curso é de 24 horas. O curso é gratuito, e as inscrições devem ser feitas com envio da Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail artenaescola.ufsc@gmail.com.

Sobre o curso

O curso abordará aspectos e conceitos gerais para uma gramática visual, através da codificação gráfica dos elementos e aspectos sintáticos e expressivos dos objetos visíveis, podendo ser tridimensionais ou planos e em suportes físicos ou digitais. O conteúdo programático compreende: Considerações gerais, Gramática comparada, Esquema gráfico aplicado aos objetos visuais, e Narratividade visual e leitura de imagens.

Sobre o ministrante

Richard Perassi Luiz de Sousa atua como professor da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC). É líder do grupo de pesquisa SIGMO/UFSC – Significação da marca, informação e comunicação organizacional.

É doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986).

Sobre o Arte na Escola

O programa que realizará o curso na UFSC faz parte da Rede Arte na Escola, uma organização que articula instituições brasileiras de Ensino Superior, culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola. O objetivo da rede é qualificar os professores de artes por meio de parcerias locais e reúne esforços a fim de disponibilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. O Arte na Escola está presente em mais de 20 estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Contínua, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã. O Polo UFSC é fruto de parceria entre dois órgãos da Universidade: o Departamento Artístico Cultural e o Colégio de Aplicação, atual coordenador do polo.

SERVIÇO:

O QUÊ: Inscrições abertas para o curso Fundamentos da Linguagem Gráfico-Visual, oferecido pelo programa Arte na Escola – Polo UFSC

QUANDO: de 23 de abril a 28 de maio de 2014, quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Carga horária: 24 horas.

ONDE: No Colégio de Aplicação da UFSC, Sala do Arte na Escola, no Campus Universitário, Trindade, Florianópolis – SC

QUANTO: Gratuito

CONTATO: Enviar a Ficha de Inscrição para o e-mail artenaescola.ufsc@gmail.com

[CW] DAC: SECULT: UFSC, com informações do ministrante e dos organizadores do curso.

Tags: arte na escolaColégio de AplicaçãoDACLinguagem Gráfico-VisualUFSC