Alunos da Engenharia Têxtil visitam o Museu Hering, em Blumenau

16/04/2014 17:56

A primeira visita da turma de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Blumenau, a um ambiente relacionado à tecelagem foi ao Museu Hering, no dia 11 de abril. “O momento ficará em nossa história”, diz o professor José Alexandre Borges Valle. “Ficou ainda melhor ao sermos recepcionados pela equipe de funcionários do Museu e pelo ilustre senhor Sido Stribel, que tem escrito na empresa Hering uma história encantadora, riquíssima, que merece ser conferida por todos”. Stribel iniciou seu trabalho na Hering em 6 de Julho de 1948, aos 14 anos, e não parou até hoje.

Um vídeo que descreve o desenvolvimento têxtil e a história do município foi apresentado, e um tear circular de 1890, época em que não havia energia elétrica na cidade, foi mostrado aos alunos. Foi possível conhecer a evolução da moda desde 1910, a sequência dos processos têxteis de malharia, entre outros temas. No final, um sorteio de camisetas para serem estampadas ali mesmo – uma verdadeira aula experimental. O aluno Gabriel Tomaz da Silva estampou a foto do senhor Sido em quatro cores diferentes, como demonstração de reconhecimento.

Valle ressalta a presença dos professores na visita e a determinação em fazer parte da comunidade. “Esta participação de muitos professores se deve a convivermos num mesmo ambiente na Universidade, o que se revelou muito positivo nesta visita. Temos muito a aprender para cada fase de implantação do campus”. Segundo o professor, o convívio está sendo proveitoso às discussões sobre os projetos pedagógicos dos cursos e sobre os laboratórios que podem ter utilização em comum, além de mostrar melhor a importância dos cursos individualmente e a inter-relação entre eles.

Os professores estão preparando um calendário com atividades acadêmico-científico-culturais complementares à formação do aluno de todas as engenharias e licenciaturas, com visitas, palestras de profissionais da área, participação na Feira Brasileira para a Indústria Têxtil – em agosto de 2014, em Blumenau – e semanas acadêmicas dos cursos.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Fotos: José Alexandre Borges Valle

Tags: Campus BlumenauMuseu HeringUFSC